Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vida no meio interestelar

Prezados amigos, Planetas ejetados de suas estrelas podem suportar a vida, caso tenham oceanos de água líquida abaixo da superfície, dizem Astrobiologistas. Há pouco tempo, os computadores tornaram-se eficientes o bastante para simular a formação e evolução de sistemas planetários.  Uma das surpresas deste trabalho é que planetas podem ser "chutados" para fora de seus próprios sistemas. Por alguns destes cálculos, este destino pode ainda estar reservado para planetas de nosso Sistema Solar!
Uma intrigante questão é: Será que alguns destes planetas ejetados podem dar suporte à vida no frio e escuro espaço interestelar?  Hoje,  Dorian Abbot e Eric Switzer da Universidade de Chicago, respondem essa pergunta: Se um planeta ejetado, tipo Terra, conseguir preservar oceanos de água líquida, e se a água for aquecida abaixo pelo núcleo do planeta, este pode se tornar um óasis para a vida de seres simples, mesmo que a superfície se congele e seja hostil. Vejam mais detalhes aqui: http://www.technologyreview.com/blog/arxiv/26365/?ref=rss

2 comentários:

  1. Acredito que planetas "arrancados" de suas órbitas e expulso de qualquer sistema Estelar, não suportariam a vida por muito tempo, mesmo formas de vida muito simples, pois o frio do espaço exterior é demasiadamente extremo. Ademais, não acredito que algum planeta possa ser tirado de uma órbita estelar estável e ficar desgarrado e errante por muito tempo, a não ser em casos excepcionais, tipo colisão de galáxias, e nesses casos tudo pode acontecer. Mesmo que isso aconteça, esse referido planeta ainda ficaria preso a órbita estelar. Ele também poderia se comportar como um cometa, mas continuaria prezo a referida estrela, e poderia vir a colidir com a estrela ou qualquer outro planeta.
    Caso isso ou aquilo possa acontecer, Quer dizer que o Universo estar cheio de vida e possivelmente vida inteligente, logo, por que se preocupar com vida em um improvável planeta errante e gelado, que possivelmente não seria localizado.
    O CEAAL está atento a tudo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Super computadores são alimentados com dados fornecidos por pessoas, se erram, é compreensível e aceitável. Se acertam, fazem uma coisa que a mente humana, mesmo trabalhando lentamente, também pode fazer. As máquinas em geral, são extensões das pessoas que as constroem, ou seja da humanidade. A nossa ainda pouca inteligência é imprevisível e as vezes capaz de grandes feitos. Mesmo assim eles ajudam muito.

    ResponderExcluir