Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projeto assim se vai aos astros(Sic Itur Ad Astra)





Prezados amigos, a melhor época para se observar a Lua em fevereiro é agora, nesta semana. Você pode observar melhor seus detalhes com um binóculo ou um pequeno telescópio. Muita gente se engana ao achar que a Lua cheia é a melhor época para fazer observações de nosso satélite. Não é. A melhor época é a de quarto crescente e quarto minguante. Nestas fases temos o contraste da sombra com a luz, coisa que o plenilúnio não permite. O CEAAL irá, neste mês de fevereiro, dia 11, das 18h até as 21h, levar dois telescópios para o Shopping Pátio(Projeto assim se vai aos astros) e mostrar gratuitamente ao povo, a fase de quarto crescente lunar, revelando o contraste de sombra e luz, crateras, picos, mares e montanhas. Vejam um mapa lunar com algumas características do relevo selenita e compareçam para contemplar a Lua.

The waxing crescent moon shows sunrise over many craters. The waxing crescent moon shows sunrise over many craters.

Um comentário:

  1. Nunca é demais falar sobre a Lua, pois ela ficou tanto tempo sem ser compreendida, que gerou lendas e incompreensões para a humanidade. Sem deixar de falar, que a Lua é um pequeno planeta, com 1/4 do diâmetro da Terra, que por estar orbitando o nosso planeta, é considerado um satélite.
    Se olhássemos de fora, digamos de Marte, veriamos um sistema duplo de planetas, um girando em torno do outro.
    Dia 11 farei o possível para estar lá. Sempre é bom aprender um pouco mais. É sempre gratificante aprender com quem gosta de ensinar.
    O pessoal do CEAAL sempre foram assim. Parabéns para vocês.

    ResponderExcluir