Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

De volta às raízes do Sistema Solar

Prezados amigos, é sabido que os planetas se formam em discos de poeira e gas ao redor de jovens estrelas. Uma olhada(vista d´olhos) nesses locais de nascimento planetario, significa uma viagem ao passado da Terra e de seus  irmãos solares. Os Astrônomos conseguiram obter imagens detalhadas do disco protoplanetário de duas estrelas, usando o Telescópio Subaru, do Hawai. Esta é a primeira vez que a estrutura do disco comparada em tamanho ao nosso Sitema Solar, tem sido resolvida claramente, revelando características como aneis e lacunas associados de tal maneira com a formação de planetas gigantes.
Estas observações são uma parte de um projeto de pesquisa sistemático para buscar planetas e discos ao redor de estrelas jovens usando uma câmera de alto contraste designada especificamente para este propósito. Vejam mais em: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/02/110218083610.htm

Imagem feita pelo Telescópio Subaru mostra um brillhante disco de luz difusa a partir do disco protoplanetário ao redor da jovem estrela LKCa15(no centro camuflada por um disco escuro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário