Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Surpresa em Titã

Prezados amigos, Titã, a maior lua de Saturno, apresenta uma surpresa oculta em seu "nevoeiro": Nuvens tipo cirrus! Todo dia é dia de mau tempo em Titã... coberta por uma neblina pior que qualquer novoeiro de Londres, a lua saturniana parece uma bola alaranjada besuntada... Esta neblina é feita de minúsculas gotículas de hidrocarbonetos. Titã é a única lua do Sistema Solar que tem uma atmosfera digna de um  planeta.  Esta atmosfera vem completa com relâmpagos, garoas e, ocasionalmente,  um enorme "aguaceiro" de verão, no modelo das nuvens titanianas, de metano ou etano - hidrocarbonetos melhor conhecidos como seu papel em gas natural.
Agora, nuvens finas, delgadas de partículas de gelo, similares as nuvens cirrus da Terra, estão sendo relatadas por  Carrie Anderson e Robert Samuelson da NASA's Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Md. Estes achados foram publicados na Ícarus em 01 de fevereiro. Tal descoberta foi possível graças ao Composite Infrared Spectrometer (CIRS) da Espaçonave Cassini da NASA.
Ao contrário da neblina amarronzada de Titã, estas nuvens de gelo tem aparência branco-perolada, lembrando neve fresca recem caída. A existência de tais nuvens de gelo é a mais recente prova que há uma atmosfera intrigante em funcionamento e seu ciclo que "derrama" como precipitação no solo de Titã, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos. Veja mais em :

http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/whycassini/titan-clouds.htmlSaturn and Titan

Nenhum comentário:

Postar um comentário