Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Meio magnético ao redor de Titã

Prezados amigos, a espaçonave Cassini passou em 18/02, próxima da maior Lua de Saturno: Titã. Esta ocasião foi propícia para aprender um pouco mais sobre a interação entre Titã e a magnetosfera(bolha magnética ao redor do planeta) de Saturno. Na maior aproximação, a Cassini ficou a apenas 3.650Km da superfície de Titã. Como Titã faz uma órbita completa de 360 graus ao redor de Saturno, a relativa influencia da iluminação solar e o gas quente ionizado preso na bolha magnética em modificação, são fatores importantes na compreensão deste jogo magnético entre Saturno e Titã. É importante fazer medidas em uma diversidade de locais na magnetosfera de Saturno, assim que estes voos de aproximação da Cassini forem possíveis, principalmente em regiões da magnetosfera ainda pouco examinadas.
Aproximações anteriores da Cassini mostraram meio magnético próximo de Titã, sendo bastante variável e imprevisível. Por 12 horas antes e depois da aproximação maior(em 18/02) o instrumento espectrônico de plasma da Cassini, apontou na direção de gas ionizado naquela região.
Ao mesmo tempo, o subsistema científico de radio da espaçonave Cassini, coletou dados delicados de gravidade desde Titã, aprimorando o entendimento da estrutura interna do satélite maior do senhor dos anéis. Dados coletados como os acima mencionados, ajudarão a determinar se Titã tem um oceano abaixo de sua crosta. Para saber mais acesse:   http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/whycassini/cassini20110217.html
Artist concept of Cassini's flyby of Titan
Concepção artística da aproximação da  nave Cassini em Titã.(18/02/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário