Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

Mistério do desaparecimento das manchas solares

Prezados amigos, as manchas solares praticamente desapareceram por dois anos(2008 e 2009). A atividade solar caiu com isso e a atmosfera superior da Terra esfriou e colapsou, o campo magnético solar enfraqueceu permitindo raios cósmicos penetrarem o Sistema Solar em número recorde. Isto foi um grande evento e os físicos solares perguntaram publicamente: Onde todas as manchas solares foram?
Agora eles sabem: Uma resposta está sendo publicada em Março na terceira edição da Nature.
"Correntes de plasma nas profundezas solares interfiriram com a formação das manchas solares e prolongaram o chamado mínimo solar"(Número baixo ou ausência de manchas). Disse o pesquisador líder  Dibyendu Nandi do instituto Indiano de educação  e pesquisa em Kolkata. Ainda disse: "Nossas conclusões são baseadas em novos modelos computacionais do interior solar".
Por anos, os fíisicos solares têm reconhecido a importância dos chamados grandes cinturões de transporte solar - um vasto sistema de plasma chamado fluxo meridional(semelhante às correntes oceâncias na Terra), viajando ao longo da superfície solar, mergulhando no interior ao redor dos polos e detonando de novo próximo do equador solar. Isto desempenha uma regra chave para o ciclo solar de 11 anos. Quando as manchas começam seu declínio, correntes superficiais varrem seu magnetismo remanescente e puxa-as para o interior de nossa estrela.  Cerca de 300.000km abaixo da superfície solar, o dínamo solar magnético reanima as manchas solares amplificando o decadente campo magnético. Reanimadas as manchas solares tornam-se flutuantes e batem na superfície como uma tampa na água! Recomeça então um novo ciclo solar. Vejam mais em:
http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/solar-cycle23.html
An image of the Sun taken with the Solar and Heliospheric Observatory during the minimum of solar cycle 23, showing a spotless Sun.
Em março de 2008 a face do Sol era inexpressiva - Sem manchas. Créditos: SOHO/MDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário