Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Ocultação de Júpiter




Prezados amigos, o CEAAL pretende registrar amanhã, dia 25/12/2012, a partir das 19h00, um fenômeno raro: A ocultação do planeta Júpiter e seus satélites, pela nossa Lua. Este evento durará quase 2 horas (Jupiter será encoberto pela Lua a partir das 19h57min e sairá desta situação por volta das 21h45min)o mais interessante neste fenômeno é que, pouco antes da ocultação e durante, o satélite Io estará transitando-passando na frente o disco de Júpiter - produzindo uma sombra em suas nuvens(no caso este trânsito de Io só poderá ser percebido por telescópios). Este evento poderá ser visto em boa parte do território nacional e do continente africano. Basta olhar, a partir das 19h00 para a Lua e veremos um ponto luminoso(Júpiter) próximo do bordo lunar(lembrem-se: este "próximo" é de acordo com a nossa perspectiva de visão. Na verdade Júpiter está cerca de 600 milhões de quilômetros de distância). Podemos ver este evento com telescópios, binóculos ou até mesmo a olho nu. O CEAAL irá fotografar e filmar este espetáculo celeste, caso o tempo colabore. Um bom Natal a todos.
Locais da Africa onde se pode ver o fenômeno. No caso, neste continente, já será transição do dia 25 para 26/12.

Locais da América do Sul onde se pode ver a ocultação do dia 25/12/2012




Locais no Brasil onde se pode ver a ocultação de Júpiter pela Lua








2 comentários:

  1. Ver Júpter próximo da Lua é uma imagem das mais bonitas que eu já vi no céu! A impressão que dá é a de que a Lua é um planeta e está com seu Satélite, Júpter, girando em torno dela. Muito lindo! Amo ver as estrelas e planetas. Muito obrigada por nos enviar esta informação CEAAL.

    ResponderExcluir
  2. Olá, prezado(a). Foi uma satisfação receber seu comentário. Em breve publicaremos as fotos e o pequeno filme que fizemos deste evento. Um grande abraço.

    ResponderExcluir