Pesquisar este blog

domingo, 14 de outubro de 2012

Sábado, 13 de Outubro no OAGLL

Visitantes aprendendo a assestar o telescópio

Durante este sábado de tradicional noite de observações telescópicas no OAGLL, estava ocorrendo também o segundo dia do primeiro Encontro de Astrofotografia do Nordeste, um encontro piloto realizado durante os dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2012 no Município de Cabaceiras na Paraíba, onde, representando o CEAAL, estão presentes os membros Adriano Aubert (Diretor do OAGLL), Jeová Junior e Romualdo Arthur.

As atividades do Observatório Astronômico Genival Leite Lima foram iniciadas as 19h com a presença dos sócios do CEAAL, Kizzy Resende, Adelmo e Luiz Lima, além dos assíduos visitantes e colaboradores do OAGLL, Marcos, Walter (Nasa), Kleiton e André.

Visitantes observando o Céu

Durante a noite, aproximadamente 15 visitantes - dentre eles participantes de um retiro católico que estava sendo realizado nas dependências do CenFor - passaram pelo local, e devido à grande nebulosidade esperaram um pouco para observar o céu.
Ao saírem algumas nuvens e abrirem algumas janelas no céu, os visitantes tiraram suas curiosidades, tiveram as primeiras noções de como assestar um telescópio e ainda foi possível observar alguns objetos como o Planeta Júpiter com seus quatro satélites, além do aglomerado M45 (Plêiades) e  algumas Constelações, como a Águia e o Touro.
Os visitantes também apreciaram a exposição de foguetes em papercraft e o Painel da Jornada Espacial, expostos desde a semana anterior para as atividades da Semana Mundial do Espaço.

Luiz Lima explica um pouco sobre os foguetes expostos e a Jornada Espacial


As atividades foram encerradas as 22h.

O CEAAL agradece a todos os visitantes e colaboradores deste noite de observações do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário