Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Novas astrofotos.

Prezados amigos, aqui estão mais algumas fotos tiradas no 4 Encontro Brasileiro de Astrofotografia(EBA) em Alto do Paraíso-GO em agosto passado. Fotos tiradas e recém processadas por Romualdo Arthur, representando o CEAAL no 4 EBA..
Centro da Via-Láctea: Canon rebel Xsi, 55mm, 5 minutos de exposição,  ISO 800, Piggy back


Nebulosa de Eta Carinae, foco primário, ISO 800, um minuto de exposição.

3 comentários:

  1. Mais maravilhas retratadas pelas lentes de Romualdo, e belamente tratadas pelo David. O centro galáctico chega a ser escandaloso, de tão bonito, adorooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Como consegue 5 min de exposição? è a soma de varias fotos? Da pra explicar por favor, sou leigo é curiosidade sei que as máquinas fazem videos em hd e tal mas fotos acho que 30 segundos é o máximo que vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Algumas máquinas digitais da CANON - melhores máquinas para astrofotografias- tipo Xsi, T2i, tem um recurso além dos 30 segundos: Chama-se BULB. Com ele é possível você fazer exposições em qualquer tempo. É claro que você deve usar um cabo disparador e a máquina deve estar acoplada ou em cima de algum telescópio que acompanhe o movimento celeste. No caso das fotos do centro da Via-Láctea, acima, fiz 2 fotos de 5 minutos de exposição, depois as somei em um programa de computador e as tratei. Um grande abraço.

      Excluir