Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Sábado no OAGLL 09 / 07 / 2011

David e os dois telescópios um Cassegrain de 200 mm e o outro um Newtoniano de 165 mm expostos a observação.


Noite memorável no Observatório para essa época de chuva em nossas latitudes. Céu limpo e a presença de Adriano mesmo por pouco tempo confirmaram boas perspectivas para observação. Adriano está fora de serviço, foi submetido a uma intervenção cirúrgica cardíaca e está passando bem. Além de Adriano compareceram outros sócios: David, Romualdo, Fidelis, Kizzy e Edmilson. Os visitantes costumeiros: André, Rose, Marcos, a Professora Dáia, Benício irmão de Adriano e esposa, D. Lucinha e mais alguns fora da rotina puderam descortinar a Lua, Saturno etc. Mas a festa mesmo ficou por conta de algumas estrelas duplas visualizadas pelos telescópios ali disponibilizados. Por sugestão de Kizzy foi vista Gama Delphini, 103 Al de distância, magnitude visual dos seus componentes: 4,27 e 5,1 respectivamente. A tonalidade de cores do par varia de observador para observador, embora no comum seja de uma cor amarelada / esverdeada. Distam uma da outra entre 40 e 600 unidades astronômicas, conforme Robert Burnham Jr. Mais duas duplas famosas foram observadas: Alfa de Cães de Caça (Cor Caroli) e Beta do Cisne (Albireo).

Cor Coroli 110 Al de distância, duas anãs brancas, magnitude de ambas 2,89 e 5,60. Separadas em média por 770 UA. Um bom motivo para leitura.

Beta do Cisne (Albireo), 410 AL Magnitude visual 3,09. Uma amarela mag. aparente 3,1 e outra azul; magnitude aparente 5,1. Separação das estrelas 4400 UA. Outro bom motivo para pesquisar.

Depois dessas observações o céu fechou e era já 22,00 horas e assim encerramos nossas atividades no Observatório.


Nosso amigo David Duarte no centro sua mãe Dona Lucinha a esquerda e Dona Dáia a direita em boa conversa sobre estrelas e algo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário