Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

Noite Tenebrosa nesse sábado em Maceió

Uma trinca do Ceaal: Fidelis com frio, Professora Dáia; Rosangela e o intrépido Adriano na convalescência da cirurgia e teimando com o rigor do tempo.

Nesse sábado dia 30 de julho começou a chover logo depois das 12,10 horas, e até as 22,40 enquanto noticiava aqui no Blog do Ceaal, a chuva continuava intermitente.

Lá no OAGLL apareceu Fidelis e esposa e logo em seguida Adriano e a patroa. Constatamos a ausência do nosso amigo Romualdo, já era esperada, o mesmo está no Planalto Central fotografando o Céu para se familiarizar com a arte de fotografar as estrelas. Marcos e Marcelo como sempre marcaram presença e já comentava sobre a chuva e a ausência dos visitantes costumeiros. O OAGLL na parte de baixo, piso térreo, era só a água quem dava as ordens. Ficamos até as 21,00 horas e retornamos debaixo de aguaceiro feroz.


Água no salão


Mais água so salão

Haja chuva e água dentro de casa


Todo mundo fazendo pose: Fidelis e D. Dáia; Roangela e Adriano

quinta-feira, 28 de julho de 2011

NGC 6188 e NGC 6164

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Fantásticas formas ocultam-se nas nuvens de gas brilhante de hidrogênio em NGC 6188. É uma nebulosa de emissão encontrada na constelação austral do altar(constellation Ara) distante cerca de 4.000 anos-luz. As estrelas jovens e massivas foram formadas na região somente poucos milhões de anos atrás, esculpindo formas escuras e soprando partículas, o chamado vento estelar, além de intensa radiação infravermelha. Juntando-se a NGC 6188, encontra-se, nesta tela cósmica, uma rara nebulosa de emissão chamada NGC 6164. Ela é similar a uma nebulosa planetária, emitindo halos ao redor de sua estrela central no canto superior direito.
Créditos: Marco Lorenzi (Glittering Lights)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Wise e Asteroide troiano

Prezados amigos, a missão WISE(Wide-Field Infrared Survey Explorer)da NASA, encontra primeiro Asteroide Troiano que partilha a órbita da Terra. Troianos são asteroides que compartilham suas órbitas com um planeta próximo, em pontos estáveis, em frente ou atrás do planeta e, portanto, jamais podem colidir com ele. Já foram detectados estes asteróides em Netuno, Marte, Júpiter e em duas luas de Saturno.
Os Cientistas já disseram que a Terra também poderia ter um asteroide deste tipo só que, tais corpos, são pequenos e aparecem próximo do Sol no ponto de vista da Terra. O Telescópio WISE escaneou o ceú inteiro entre Janeiro de 2010 e Fevereiro de 2011 e encontrou um asteroide chamado 2010 TK7 com aproximadamente 300m de diâmetro e distante cerca de 80 milhões de quilômetros da Terra. Tal Asteroide tem uma órbita definida e nos próximos 100 anos, não chegará mais perto da Terra do que 24 milhões de quilômetros. Vejam uma animação de sua órbita aqui: http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=103550791 .

Para maiores informações acessem: http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110727.html

Asteroid 2010 TK7 is circled in green
Asteroide 2010 TK7 está evidenciado no círculo verde.
créditos: NASA/JPL-Caltech/UCLA

Satélites II

Cometas

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Outra grande bola de neve está caindo em direção ao Sol: É o Cometa Garradd(
Comet Garradd), Descoberto dois anos atrás por Gordon Garradd na Australia e está atualmente visível com pequenos telescópios com magnitude visual 9.0 Este Cometa continuará aumentando o brilho e com as projeções atuais, poderá atingir um máximo de 6.0 ou 7.0 magnitudes em Fevereiro de 2012. Outros Cometas também estarão entrando no Sistema Solar interior, incluindo neste rol o Cometa C/2010 X1 (Elenin), esperando um máximo de magnitude 6.0 em Setembro deste ano. O Cometa  45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, esperado ter uma magnitude de 8.0 no meio deste mês de Agosto e o Cometa C/2011 L4 (PANSTARRS), que poderá ser visível a olho nu durante os primeiros meses de 2013.
Créditos: John Chumack (Galactic Images)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Via-Láctea

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
O que isto abaixo da faixa da Via-Láctea? São os chamados Kilns(Historic kilns), erguidos em 1870, em Nevada, EUA. Acima vemos um céu colorido, iluminado pela brilhante faixa central da Via-Láctea .
Créditos:  Tom McEwan


domingo, 24 de julho de 2011

CEAAL-OAGLL 23/07/2011



Prezados amigos, os sócios do CEAAL se reuniram mais uma vez neste sábado no Observatório Genival Leite e Lima. Infelizmente a chuva não permitiu observação nenhuma. Tentamos apontar o telescópio para Saturno mas, assim que o enquadramos na buscadora, começou a chover e os poucos visitantes tiveram que se contentar com imagens e fotos do planeta. A partir deste momento, o céu não deu trégua e continuou nublado com momentos de chuva ora fraca, ora mais intensa.

Compareceram os seguintes sócios: Romualdo Arthur, Edmílson, Kizzy, Haldson, Seu Fidélis, Adriano Aubert, David Duarte e Aloísio Jr. Compareceram ainda os amigos Marcos, Marcelo, Roberta, Rosy, Andreia Juelle, Valéria, nosso amigo Seminarista, D. Daia e Rosângela.
O Observatório fechou suas portas as 22h20. Uma boa semana a todos.

Adriano, retornando às atividades e Kizzy sorridente ao lado do Mestre.

Seu Fidélis olha telescópio e propõe melhoria. Edmílson concorda.

Pouso final da Atlantis.

sábado, 23 de julho de 2011

Meterorito de 30 toneladas na China




Só baseado na parte acima do solo, estima-se que o meteorito poderá ter mais de 2 metros e poderá ter até 30 toneladas, o que o tornará um dos maiores e mais pesados meteoritos encontrados na Terra.
Leiam a notícia, em inglês, aqui.