Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

Arte e Astronomia

Prezados amigos... Noite Estrelada, pintada por Van Gogh - Um dos muitos de seus quadros descrevendo o encantador céu noturno- é indiscutivelmente o seu trabalho mais popular combinando Arte e Astronomia. Mas, os registros mostram que esta obra não é a primeira que retrata esta mesclagem...
Uma pintura pré-histórica chamada de "Mapa estelar da era do gelo" foi descoberta nas paredes da famosa caverna de Lascaux na França central. Tal mapa que foi datado de aproximadamente 16,500 anos, retrata três brilhantes estrelas conhecidas no hemisfério norte como o triângulo de verão.
Também se encontrou entre os afrescos da caverna de Lascaux, um mapa representando o aglomerado estelar das Pleiâdes e também outro padrão de estrelas desenhado há cerca de 14,000 anos em uma caverna da Espanha.
Isto tudo, de acordo com o Pesquisador Alemão Dr. Michael Rappenglueck da Universidade de Munique. Ele reivindica que os mapas e desenhos pré-históricos mostram que os nossos ancestrais eram mais sofisticados do que muitos acreditam e os mapas nos dão o discernimento das mentes de nossos ancestrais longinquos por mostrar seus talentes artísticos e conhecimento científico também.
A descoberta da caverna de Lascaux(em 1944) com suas pinturas mostrando touros, cavalos e antílopes, pintados há 16,500 anos, sugere que foi um, vamos dizer, Planetário pré-histórico no qual a humanidade primeiro cartografou as estrelas e pintou nas suas paredes um touro, um estranho homem-pássaro e um enigmático pássaro em uma vara.
Ainda de acordo com o Dr.Rappenglueck, estas linhas que unem formam um mapa no céu com os olhos do touro, o homem-pássaro e o pássaro, representando três proeminentes estrelas: Vega, Deneb e Altair, popularmente conhecidas como o triângulo de verão e vistas durante os meses de verão no hemisfério norte. Há 17,000 anos esta região do céu jamais ficava abaixo do horizonte naquelas paragens e poderia ser especificamente bela no início da primavera.
Nesta mesma pintura da caverna de Lascaux, vemos sobre o ombro do Touro, o que parece ser o mapa das Pleiâdes, o aglomerado de estrelas também conhecida como sete irmãs ou como o Rosário de Nossa Senhora em certas regiões do Brasil.
Dr. Rappenglueck também identificou um mapa estelar desenhado em uma caverna da Espanha  há cerca de 14,000 anos. O noma da Caverna é: Cueva di El Castillo, nas montanhas do pico Del Castillo. O desenho nesta caverna é a representação da constelação Coroa Boreal. Vejam mais em: http://www.examiner.com/fine-arts-in-newark/art-and-astronomy

Registro de uma possível Supernova em 1054 A.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário