Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Palestra da Lua Cheia jun 2018

 
Prezados amigos, fizemos sábado dia 30/06/2018 mais uma edição da Palestra da Lua Cheia(PLC), edição esta, especial, pois, nesse dia, comemora-se mundialmente o dia do Asteroide. O tema apresentado foi sobre os exatos 110 anos do evento de Tunguska, que, até hoje lança desafios aos Cientistas: Será que foi provocado por um pequeno asteroide? Ou um fragmento Cometário? O que se sabe, segundo relatos e a área de mais de 2100km quadrados destruída na Sibéria, foi que a explosão provocada, teve 1000 vezes a potência da Bomba atômica de Hiroshima. Calcula-se que o corpo provocador desta explosão tinha entre 30 a 50 metros de diâmetro...
Nossa PLC começou exatamente às 20:00 onde falamos sobre o Asteroid Day, as diferenças conceituais entre Cometas, Asteroides, Meteoroides, Meteoros e Meteoritos, o passado violento de nosso Sistema Solar, assim como as extinções em massa em nosso planeta, a escala de Torino e, lógico, o evento de Tunguska, onde ocorreu, sua data e hora, suas características, relatos dos moradores das cidades vizinhas, os tremores de Terra, sentidos além de Moscou, o som ensurdecedor da explosão que foi percebido até a 600 Km de distância como um trovão potente, os relatos dos camponeses, a expedição organizada somente em 1927 e o porquê da demora em organizá-la, além das atualidades sobre o assunto.
Cartaz de divulgação

Final da PLC Romualdo tira dúvidas

Público presente entre sócios e visitantes

Romualdo Inicia a PLC

A plateia que compareceu, acompanhou com atenção, fazendo perguntas pertinentes ao assunto. A PLC terminou às 21:04. Infelizmente não pudemos fazer observações devido a chuva forte que aconteceu assim que a palestra se encerrou. Iríamos observar e fotografar o Asteroide Vesta.

 Esta PLC teve o apoio fundamental da Usina Ciência e também o inestimável apoio e prestígio da Rede Brasileira de Observação de Meteoros(BRAMON) a qual o CEAAL-Usina Ciência tem a honra e o privilégio de participar fazendo uma verdadeira Ciência Cidadã e Democrática. Uma boa semana a todos.
Primeira rede Brasileira de observação de Meteoros a descobrir Chuvas de meteoros no nosso País
Primeira rede a coordenar nacional e livremente, procura por impactos lunares, registrando e confirmando o primeiro impacto lunar, no Brasil  em 14/12/2017(BRAMON - CEAAL- APA)


Usina Ciência, nosso apoio. Disseminando o ensino da Ciência às escolas de nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário