Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Sábado de EANE

Prezados amigos, final de semana passado, principalmente o sábado, dia 17/06/2017 foi bastante movimentado para o CEAAL, para a Astronomia Alagoana e para a Astronomia de nossa região. Aconteceu o 17º Encontro de Astronomia do Nordeste(EANE), onde o CEAAL foi convidado a participar, proferindo um minicurso sobre Astrofotografia. Romualdo Caldas e David Duarte, Presidente e Vice-Presidente do CEAAL, respectivamente, ministraram esse minicurso que teve uma hora de duração, no auditório do CENFOR, no CEPA, local onde aconteceu este EANE.
Abertura do Mini curso de Astrofotografia

Auditório do CENFOR pouco antes do minicurso
Romualdo proferindo sobre astrofotografia de objetos de céu profundo
David ministra sobre programas de tratamento das imagens obtidas

Participamos também, da assembleia de conclusão do encontro, na qual, Romualdo Caldas representou o CEAAL compondo a mesa com ilustres Astrônomos do Nordeste. Ficou definido, desta assembleia, que o EANE de 2019 acontecerá em Arapiraca, coordenado pelo Clube Eclipse de Astronomia(Presidido pelo Professor José Edson, que também é sócio do CEAAL) e pelo Planetário municipal de Arapiraca. Podem contar com o total apoio do CEAAL.
Assembleia de encerramento do 17º EANE

O CEAAL agradece ao gentil convite de Adriano Aubert, Diretor do Observatório Astronômico Genival Leite e Lima(OAGLL) e também sócio do CEAAL, à Rose Meire, sócia do CEAAL e do Clube de Astronomia de Maceió(CLAM) e aos demais membros da comissão organizadora do EANE pela oportunidade de ministrar o mini curso e fazer parte da mesa na assembleia final do evento.Estão todos de parabéns pela organização.
Terminada a cerimônia acima descrita, partimos para o Espaço Cultural com a intenção de realizar observações. Infelizmente o tempo chuvoso nos impediu de apontarmos nossos telescópios para o firmamento. Entretanto, aproveitamos para estudar com os novos sócios do CEAAL, o nosso Sky Atlas 2000, planejando novas incursões telescópicas para os próximos sábados de céus limpos.
Estudando o céu, por nossas fotos e pelo Sky Atlas 2000
 Até nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário