Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Eclipse Parcial do Sol - Espetáculo



Prezados amigos, foi fantástico, maravilhoso o evento do Eclipse parcial do Sol, aqui em Maceió. Em pleno domingo de carnaval (26/02/2017), graças à nossa maciça divulgação em redes sociais, tivemos cerca de 80 visitantes, na nossa sede na Usina Ciência. Compareceram também 21 sócios do CEAAL. Chegamos à Usina Ciência por volta das 9:45 para arrumar nossos telescópios com filtros solares astronômicos seguros para observação, cobrir o corpo dos refratores e refletores com papel alumínio para diminuir o calor nos tubos dos telescópios, armar os cavaletes para os telescópios que iriam projetar a imagem do Sol parcialmente eclipsado e ajudar aos amigos que chegavam para observar conosco, além de receber as dezenas de visitantes que prestigiaram este evento.
Início das observações, antes do Eclipse

Projeção da imagem do Sol, pouco antes do Eclipse

Por volta das 10:00 os visitantes começaram a chegar e armamos nosso primeiro telescópio: O Newtoniano de 8" que, devidamente protegido com papel alumínio, começou a projetar a imagem do Sol no cavalete com anteparo e, logo, vimos uma grande mancha solar. Os visitantes, que continuavam chegando, também visualizaram, e nós explicamos para eles o que são essas manchas solares. Mais 20 minutos, já tínhamos um refrator também devidamente protegido com papel alumínio e com abertura limitada por filtro solar astronômico da Thousand Oaks - o que permite a pessoa observar diretamente, através da ocular, a imagem do Sol com total segurança - e os visitantes, chegando em maior número, se dividiam entre os dois telescópios.
Não tardou e, por volta das 10:45 já tínhamos cerca de 7 telescópios apontados para o Sol e prontos para observação (instrumentos, estes, dos sócios e do CEAAL). Um deles, estava filmando o evento (operado por David Duarte) e, em breve, disponibilizaremos aqui, em nosso blog, esta filmagem.

No início do Eclipse, às 11:10 percebemos o bordo do Sol sendo "abocanhado"lentamente. Era a Lua ficando, parcialmente, na frente do disco Solar. Nossos visitantes, a esta altura, já em bom número, estavam observando o evento conosco. Muitas crianças e adolescentes viam o fenômeno pela primeira vez e ficaram muito impressionados. Nós, sócios do CEAAL, nos  desdobrávamos para dar conta de tanta gente e nem o forte calor nos perturbou. Água para nos hidratar era fornecida pela Usina Ciência e pelo CEAAL, as sombras de nossas árvores amenizavam o calor e, também, a estupenda vista do mirante que exibia o belo mar de Maceió, nos davam mais ânimo para continuar. Muitas perguntas foram feitas e respondidas pelos sócios do CEAAL. Andreia Juelle fez vídeos ao vivo pelo facebook e filmou partes da movimentação das pessoas acompanhando o eclipse, através de um aparelho celular.
Visitantes formam filas para observar o evento

Mais gente observando

Visitantes tiram fotos do Eclipse

David filma o evento auxiliado por Neftali e Solange
Início do Eclipse

O auge do Eclipse (aqui em Maceió, por volta de 28%) se deu às 12:25 com o Sol praticamente no Zênite. Explicamos também que devíamos ter muito cuidado para observar o Sol, falamos sobre os métodos seguros de observação e levamos, também, óculos para observação solar seguros.

Registro de David e Pedro Henrique
(imagem direta - filtro Thousand Oaks)

Registro do eclipse por Lucas Amorim
(fotografia da imagem projetada por um telescópio num anteparo)

José Edson observa, e visitantes aguardam sua vez

Yanka, Maíra e Pedro Henrique Barros observam

Visitantes se aglutinam para observar, outros esperam sua vez à sombra

Dezenas de visitantes comparecem 

O Eclipse transcorreu sem a presença de uma única nuvem para atrapalhar o evento. Foi perfeito. Por volta das 13:10, próximo do final do Eclipse, continuávamos lá, observando, e alguns visitantes também. Às 13:35, marcamos o final do Eclipse filmando este momento. Depois, fomos pouco a pouco desarmando nossos instrumentos, felizes por ter divulgado a Astronomia em nosso Estado e pelo sucesso da observação.

Visitantes registram o evento tirando foto pelo celular da projeção do eclipse no anteparo

Por volta das 12:25

Grande número de sócios e visitantes

Pedro Valeriano leva seu telescópio para observação

Sócios e visitantes

Por volta do momento máximo do eclipse. Ao fundo, o porto de Maceió.

Agradecemos imensamente às pessoas que divulgaram este evento, aos sócios que compareceram, aos que não compareceram e realizaram a cobertura do eclipse em outros locais e, é claro, aos nossos visitantes, que vieram em um número espetacular. Esperamos que retornem sempre.
Equipe do CEAAL presente ao Eclipse
Abaixo, vídeo do evento:


Obrigado e que todos tenham uma boa semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário