Entidade de Astronomia que divulga a Ciência dos céus no estado de Alagoas, pioneiramente, desde 1978 (informal) e desde 1989 formalmente, com CNPJ Atualmente está operando suas atividades na Usina Ciência, Rua Aristeu de Andrade, 452, Bairro do Farol, CEP 57021-090, Maceió-AL. Telefones: 3214-1642/3214-1641 e nosso WhatsApp:(82)99396-2861. ESTE BLOG SERÁ EM BREVE DESATIVADO E JÁ FOI TRANSFERIDO PARA NOSSO SITE NOVO: WWW.CEAAL.ORG.BR
Prezados amigos, foi fantástico, maravilhoso o evento do Eclipse parcial do Sol, aqui em Maceió. Em pleno domingo de carnaval (26/02/2017), graças à nossa maciça divulgação em redes sociais, tivemos cerca de 80 visitantes, na nossa sede na Usina Ciência. Compareceram também 21 sócios do CEAAL. Chegamos à Usina Ciência por volta das 9:45 para arrumar nossos telescópios com filtros solares astronômicos seguros para observação, cobrir o corpo dos refratores e refletores com papel alumínio para diminuir o calor nos tubos dos telescópios, armar os cavaletes para os telescópios que iriam projetar a imagem do Sol parcialmente eclipsado e ajudar aos amigos que chegavam para observar conosco, além de receber as dezenas de visitantes que prestigiaram este evento.
Início das observações, antes do Eclipse
Projeção da imagem do Sol, pouco antes do Eclipse
Por volta das 10:00 os visitantes começaram a chegar e armamos nosso primeiro telescópio: O Newtoniano de 8" que, devidamente protegido com papel alumínio, começou a projetar a imagem do Sol no cavalete com anteparo e, logo, vimos uma grande mancha solar. Os visitantes, que continuavam chegando, também visualizaram, e nós explicamos para eles o que são essas manchas solares. Mais 20 minutos, já tínhamos um refrator também devidamente protegido com papel alumínio e com abertura limitada por filtro solar astronômico da Thousand Oaks - o que permite a pessoa observar diretamente, através da ocular, a imagem do Sol com total segurança - e os visitantes, chegando em maior número, se dividiam entre os dois telescópios.
Não tardou e, por volta das 10:45 já tínhamos cerca de 7 telescópios apontados para o Sol e prontos para observação (instrumentos, estes, dos sócios e do CEAAL). Um deles, estava filmando o evento (operado por David Duarte) e, em breve, disponibilizaremos aqui, em nosso blog, esta filmagem.
No início do Eclipse, às 11:10 percebemos o bordo do Sol sendo "abocanhado"lentamente. Era a Lua ficando, parcialmente, na frente do disco Solar. Nossos visitantes, a esta altura, já em bom número, estavam observando o evento conosco. Muitas crianças e adolescentes viam o fenômeno pela primeira vez e ficaram muito impressionados. Nós, sócios do CEAAL, nos desdobrávamos para dar conta de tanta gente e nem o forte calor nos perturbou. Água para nos hidratar era fornecida pela Usina Ciência e pelo CEAAL, as sombras de nossas árvores amenizavam o calor e, também, a estupenda vista do mirante que exibia o belo mar de Maceió, nos davam mais ânimo para continuar. Muitas perguntas foram feitas e respondidas pelos sócios do CEAAL. Andreia Juelle fez vídeos ao vivo pelo facebook e filmou partes da movimentação das pessoas acompanhando o eclipse, através de um aparelho celular.
Visitantes formam filas para observar o evento
Mais gente observando
Visitantes tiram fotos do Eclipse
David filma o evento auxiliado por Neftali e Solange
Início do Eclipse
O auge do Eclipse (aqui em Maceió, por volta de 28%) se deu às 12:25 com o Sol praticamente no Zênite. Explicamos também que devíamos ter muito cuidado para observar o Sol, falamos sobre os métodos seguros de observação e levamos, também, óculos para observação solar seguros.
Registro de David e Pedro Henrique
(imagem direta - filtro Thousand Oaks)
Registro do eclipse por Lucas Amorim
(fotografia da imagem projetada por um telescópio num anteparo)
José Edson observa, e visitantes aguardam sua vez
Yanka, Maíra e Pedro Henrique Barros observam
Visitantes se aglutinam para observar, outros esperam sua vez à sombra
Dezenas de visitantes comparecem
O Eclipse transcorreu sem a presença de uma única nuvem para atrapalhar o evento. Foi perfeito. Por volta das 13:10, próximo do final do Eclipse, continuávamos lá, observando, e alguns visitantes também. Às 13:35, marcamos o final do Eclipse filmando este momento. Depois, fomos pouco a pouco desarmando nossos instrumentos, felizes por ter divulgado a Astronomia em nosso Estado e pelo sucesso da observação.
Visitantes registram o evento tirando foto pelo celular da projeção do eclipse no anteparo
Por volta das 12:25
Grande número de sócios e visitantes
Pedro Valeriano leva seu telescópio para observação
Sócios e visitantes
Por volta do momento máximo do eclipse. Ao fundo, o porto de Maceió.
Agradecemos imensamente às pessoas que divulgaram este evento, aos sócios que compareceram, aos que não compareceram e realizaram a cobertura do eclipse em outros locais e, é claro, aos nossos visitantes, que vieram em um número espetacular. Esperamos que retornem sempre.
Equipe do CEAAL presente ao Eclipse
Abaixo, vídeo do evento:
Prezados amigos, ficou decidido em Assembleia Geral do último sábado que, cobriremos o Eclipse Solar Parcial do próximo dia 26/02/2017(Domingo de Carnaval)na nossa sede na Usina Ciência, situada na AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol. O fenômeno começa às 11:10(Tempo Local), atinge seu máximo às 12:25 e finaliza às 13:35. Teremos uma duração total de 2h25. Veja abaixo como ficará o cenário do Eclipse em seu auge para a Cidade de Maceió:
Máximo do Eclipse parcial às 12:25 Tempo Local em Maceió
Locais onde o Eclipse será visível no Brasil
Ilustração do Eclipse do dia 20/02/2017(Aqui, nesta ilustração em Tempo Universal)
Alertamos que, JAMAIS se deve olhar o Sol diretamente, pois o risco de dano permanente aos olhos é altíssimo(Leva irreversivelmente à Cegueira). NUNCA usar chapas de raio - x ou vidro de soldadorou outro improviso.
Venha observar com segurança conosco. Utilizamos métodos seguros para
observação: Método da projeção, Filtros solares astronômicos 100%
seguros em nossos Telescópios e observação através de câmeras que levam a
imagem do Sol a um computador do CEAAL. Todas estas formas de
observação(Projeção, Filtros e câmeras que produzem imagem em
computador) são seguras. O CEAAL convida a todos que venham à nossa sede na Usina Ciência, assistir conosco a este fenômeno fantástico da natureza. Uma boa semana a todos.
Prezados amigos, realizamos sábado dia 11/02/2017 nossa 1ª Palestra da Lua Cheia(PLC) do corrente ano. Como já é de conhecimento de todos, a PLC promovida pelo CEAAL é ministrada por sócios desta pioneira instituição de Astronomia Amadora no Estado. Entretanto, a PLC pode também ser proferida por outras pessoas que têm conhecimento astronômico, pertencentes ou não a entidades de divulgação astronômica amadora ou profissional. Foi o que aconteceu este final de semana: O CEAAL na pessoa de seu Presidente, Romualdo Arthur, convidou os Professores e fundadores de Clubes de Astronomia, Jenivaldo Lisboa, do Clube de AstronomaValentina Tereshkova(CAVT), da Escola Estadual Muniz Falcão, de Cacimbinhas-AL e André Pereira, da Sociedade Astronômica Galileu Galilei(SAGG) da Escola Cônego José Bulhões de Dois Riachos-AL.
Romualdo inicia a PLC às 20:05
Professor Jenivaldo Lisboa fala sobre o CAVT
Professor André Pereira comenta sobre a SAGG
Tema de nossa PLC
Fizemos uma PLC em conjunto, onde Romualdo Arthur, Jenivaldo Lisboa e André Pereira, cada qual representando sua instituição, falaram um pouco sobre a divulgação e registro do Asteroide Vesta e os Professores também relataram quais as atividades que seus respectivos clubes realizam em suas cidades. Foi uma noite proveitosa e um bom público participou desta reunião. No final os Professores foram muito aplaudidos e, quebrando o protocolo, visto que os certificados da PLC somente são entregues no final do ano em nossa confraternização, Romualdo Arthur entregou os certificados da PLC aos Professores palestrantes de imediato.
Professor André Pereira recebe certificado da PLC de Romualdo Arthur
Depois, Professor Jenivaldo Lisboa recebe seu certificado da PLC das mãos de Romualdo Arthur
Apresentação de André Pereira
Após a PLC, descemos ao pátio para observações telescópicas e permanecemos lá até às 22:50. Uma boa semana a todos.
Prezados amigos, alguns sócios do CEAAL se reuniram na noite da sexta-feira do dia 10/02/2017 a partir das 19:00 para cobrir este evento celeste discreto e receber, porventura, visitantes na nossa sede na Usina Ciência. Seis sócios do CEAAL compareceram, além de alguns visitantes que fizeram muitas perguntas a respeito do evento e nós explicamos que este tipo de eclipse(o lunar penumbral) é pouco perceptível e falamos assim para não gerar decepções quanto ao fenômeno celeste que ocorreria em breve..
Início das observações, Sócios do CEAAL
Sócios do CEAAL com visitantes antes da sessão de fotografias da Lua
Realmente, o brilho lunar, apesar do tempo nublado - inicialmente, densamente nublado, porém, por volta do meio do eclipse(21;45 Tempo Local - 00:45 UT) as nuvens deram uma trégua - notamos uma discretíssima redução da iluminação lunar principalmente nas bordas. Alguns sócios do CEAAL e visitantes, tiraram fotos da Lua através de seus dispositivos celulares e auxílio de nossos telescópios com orientação dos sócios do CEAAL.
Foto tirada pela Sócia do CEAAL, Yanka Queiroz às 23:55(UT)
Terminamos a divulgação por volta das 23: 00
Um bom final de semana a todos.
Prezados amigos: O CEAAL tem a honra de convidar vossas senhorias para nossa Palestra da Lua Cheia a se realizar no auditório da Usina Ciência, Av. Aristeu de Andrade, 452, Farol, Maceió-AL, dia 11/02/2017 às 20h00. O tema será este: Cinturão de Asteroides, seus corpos principais e observações dos clubes de Astronomia de Alagoas do Asteroide Vesta. Palestrantes:
Romualdo Arthur (Presidente do CEAAL), Jenivaldo Amorim (Clube Valentina Tereshkova da Escola Estadual Muniz Falcão de Cacimbinhas) e André Pereira (Sociedade Astronômica Galileu Galilei da Escola Estadual Cônego José Bulhões de Dois Riachos). A palestra da Lua Cheia é organizada pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) e é um evento gratuito. Esta Palestra da Lua Cheia de Fevereiro tem o apoio destas instituições:
Prezados amigos, os sócios do CEAAL reunir-se-ão na sede da Usina Ciência, dia 10/02/2017 a partir das 19:00 e irão realizar observações telescópicas da Lua, para estudar e registrar o Eclipse de nosso Satélite natural. Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra e podem ser totais, parciais e penumbrais. O nosso Planeta, como um corpo extenso(não pontual) é iluminado por outro corpo extenso, definindo-se duas regiões de sombra:
umbra: região da sombra que não recebe luz de
nenhum ponto da fonte.
penumbra: região da sombra que recebe luz de alguns pontos
da fonte.
Exemplo de um Eclipse Penumbral da Lua
O eclipse do dia 10/02/2017 será, como representado na figura acima, um eclipse penumbral. A nossa Lua, diminuirá pouco o seu brilho e deverá acontecer o que mostra a figura abaixo:
Apesar do eclipse penumbral não ser tão marcante como os eclipses parciais e totais, estaremos também à disposição dos visitantes, que serão recebidos com a maior satisfação na nossa sede na Usina Ciência, para acompanhar este eclipse que se iniciará as 19:34 atingirá seu auge às 21:45 e terminará às 23:53 no tempo local.
Compareçam, estão todos convidados.
Prezados amigos, realizamos no dia 07/02/2017 nosso 2º Assim se Vai aos Astros(ASVAA). Desta vez, levamos para um local distante da orla em Maceió: Conjunto José Tenório, na Praça do Bicentenário de Maceió. Montamos nossos telescópios(02) por volta das 19:50 e, logo em seguida, apareceram várias pessoas para observar a Lua através de nossos instrumentos.
Jovem observa a Lua
Observando a Lua nos telescópios do CEAAL
Na ocasião fornecemos informações sobre nosso Satélite natural e, entregávamos aos observadores panfletos divulgando o CEAAL e a Usina Ciência. Terminamos nossas observações públicas por volta das 22:00.
David orienta jovem
Várias pessoas observam
Contribuíram para este ASVAA os sócios: Romualdo Arthur, David Duarte e Anderson. Uma boa semana a todos.