Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sábado da Palestra da Lua Cheia - Junho 2016

Prezados amigos, sábado dia 18/06/2016 o CEAAL realizou sua 5ª Palestra da Lua Cheia(PLC) de 2016. O tema escolhido foi sobre Ciência Planetária - A descoberta do nono Planeta em nosso Sistema Solar. Romualdo Arthur, Presidente do CEAAL, proferiu a PLC.
Tema da PLC
Esta palestra teve início precisamente às 20:00 e, apesar da concorrência das festas juninas, tivemos um bom público dentro do esperado. Público este muito interessado no tema.
Início da Palestra

Público entre sócios e visitantes

Romualdo discorre sobre a descoberta
Foi falado sobre a História da descoberta de Netuno como preliminar para a compreensão da descoberta do nono planeta em nosso sistema, discorremos também sobre Sedna e demais objetos com órbita coincidentes e o trabalho do Brasileiro Rodney Gomes com sua importante hipótese e ajuda na descoberta matemática deste novo corpo em nosso Sistema Solar.
Bom público presente
Terminamos a PLC por volta das 20:40 e, aproveitando uma pausa no tempo nublado, conduzimos nossos visitantes para observação telescópica da Lua, Planetas Marte e Saturno, além de aglomerados estelares.
Observações após a Palestra e até as nuvens impedirem a visualização
 Ficamos até cerca de 23:00 observando nosso cantinho do Universo quando as nuvens vieram pra ficar, impedindo nossas visualizações e as tentativas dos novos sócios em procurar os objetos celestes dessa época do ano. Que todos tenham uma boa semana e até sábado que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário