Pesquisar este blog

domingo, 20 de dezembro de 2015

Conclusão Ciast (Turma Kepler) - Confraternização

Prezados amigos, concluímos, sábado, dia 19/12/2015, o nosso XXXVIII Curso de Iniciação à Astronomia (Ciast) e as nossas atividades de 2015. A turma Kepler iniciou suas aulas dia 14/11 com Romualdo Arthur falando sobre História da Astronomia e  David Duarte ministrando Esfera Celeste. Toda noite, após as aulas teóricas, fazíamos observações à vista desarmada e ao telescópio.
História da Astronomia

Esfera Celeste

Observações após a teoria
Dia 21/11,  Romualdo Arthur inicia com Sistema Solar e, lopo após, Andreia Juelle dá a aula de Constelações.
Aula Sistema Solar

Aula Constelações
 No dia 28/11. Edmílson Barreto profere a aula de Estrelas e José Edson, em seguida, a aula de Movimentos Celestes.
Aula de Estrelas

Aula de Movimentos Celestes
 Dia 05/12, Luiz Lima relata sobre o interessante assunto da Astronáutica.
Aula de Astronáutica
No dia 12/12. Lucas Amorim falou sobre Cosmologia no primeiro horário e, no segundo horário, David Duarte, comentou sobre Instrumentos Astronômicos.
Aula de Cosmologia

Aula de Instrumentos Astronômicos
No último dia do Ciast da Turma Kepler, 19/12, começamos às 15h15min com Romualdo e Andreia expondo brevemente sobre o site www.heavens-above.com que permite às pessoas acompanharem a trajetória, de suas cidades, a olho nu, as passagens da ISS, do Telescópio Espacial Hubble, naves Chinesa e Norte Coreana, além de Flares, por vezes intensos, dos satélites Irídium e de Cometas que estão no céu no momento. Às 15h25min, Luiz Lima começou sua aula sobre Galáxias, Nebulosas e Aglomerados, com ativa participação dos alunos, terminando as 17h50min. Após um breve intervalo, David Duarte iniciou, as 18h05 min, a aula que faltava: Binóculos e um filme curto de alta resolução, sobre as Galáxias e sua formação.
Aula de Galáxias, Nebulosas e Aglomerados

Alunos da Turma Kepler 

Complemento da aula de Instrumentos: Binóculos e Montagens
 As 19h10 min terminava sua exposição. David realizou ainda, com ajuda de Andreia, o nosso tradicional Quadro Branco Interativo, onde os alunos formavam grupos e respondiam no quadro interativo. Foi, como na semana passada, uma atividade muito gratificante e produtiva para todos.
Atividade com o quadro branco interativo

Grupos respondem as questões

Esta ação foi concluída as 20h20min e foi então realizado um sorteio de uma camisa do CEAAL para um dos alunos participantes do Ciast e, também um sorteio de uma estrelinha com pó de meteorito para um dos alunos do grupo vencedor.
Romualdo entrega camisa do CEAAL à sorteada

David entrega a Estrelinha com pó de Meteorito
Depois, Andreia Juelle chamou os alunos para todos receberem os certificados de conclusão do curso e, em seguida, Romualdo Arthur convocou os Membros do CEAAL que ministraram aulas nas duas turmas do Ciast (Galileu e Kepler), para receberem também seus certificados.
Andreia entrega certificados aos alunos




Romualdo entrega certificados aos sócios do CEAAL


Finalizando este sábado e o ano de 2015, o CEAAL  fez sua confraternização que começou com uma apresentação de Seu Fidelis e D. Daia, sobre uma restropectiva CEAAL de 2004 até o presente ano. dezenas de fotos relembrando nossas ações de divulgação da Astronomia, nossas idas a encontros locais, regionais, nacionais, nossas exibições do planetário da Usina Ciência, nossas participações em Eclipses do Sol, da Lua, Trânsitos de Mercúrio e Vênus e dezenas do Ciasts, Sic Itur Ad Astra, e Projetos Descobrindo o Universo. Enfim, foi uma apresentação magistral.
Seu Fidelis em sua restrospectiva CEAAL 2004-2015
Fomos então para a entrega dos certificados dos membros do CEAAL que, no ano de 2015, ministraram a nossa Palestra da Lua Cheia (PLC). Romualdo Arthur, Aloísio Jr, D.Daia e Seu Fidélis, David Duarte, Paulo Coutinho, Gabryela Borges e Carlos Henrique, proferiram a palestra e mereceram certificados desta atividade.
Andreia Juelle entrega certificados aos palestrantes da Lua Cheia de 2015. Andreia e Romualdo.

Andreia e David

Andreia e D.Daia

Andreia e Carlos Henrique

Andreia e Seu Fidelis

Gabryela e Andreia

Depois fomos para nossa merecida confraternização com muita descontração e comida boa, compartilhar com todos, o sucesso do 2015 do CEAAL. Para finalizar com chave de ouro,  tiramos nossa última foto com toda a equipe presente, na entrada da Usina Ciência.

Foto da despedida das atividades de 2015. Que venha 2016 com muitas atividades do CEAAL

Agradecemos imensamente a todos os sócios que ajudaram o CEAAL, nestes 37 anos de atividades com uma lembrança especial aos que já partiram deste mundo: Genival Leite e Lima e Edvaldo Florentino. Agradecemos mais uma vez, ao apoio da Usina Ciência nas pessoas de seus diretores do passado e atuais, e de seus funcionários. Agradecemos também o apoio da FAPEAL e da UFAL.
Um bom Natal e um feliz 2016 a todos!

7 comentários:

  1. Foi um prazer inenarrável participar tão ativamente desse Ciast. Amei cada dia, mesmo saindo só o pó, adorei poder dividir um pouco do meu conhecimento com uma turma tão bacana e ávida por aprender. Quero repetir essa experiência muitas outras vezes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2016 vamos iniciar uma nova turma em Abril. Sempre melhorando nossos cursos.

      Excluir
  2. O restante das fotos da entrega de certificado desse dia serão publicadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acabamos de publicar mais algumas fotos da entrega dos certificados. Veja acima. Um abraço.

      Excluir
  3. Ahhhhh, sai mais cedo e nem sai nas fotos.....kkkkkk amei participar, estarei mais vezes a com voces. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, sai mais cedo e perdi a sessão de fotos...kkkkk. Amei participar do curso, estarei mais vezes com vocês. Obrigada!!

    ResponderExcluir