Com a aproximação do Cometa Halley, o grupo foi bastante procurado pela população e imprensa e acabou se mudando para o CEPA, onde ganhou apoio do Governo do Estado e novos Telescópios Newtonianos. Juntaram-se muitas pessoas nesse período e o nome de Centro de Estudos Astronômicos de alagoas, surgiu nesta época. Foi também neste tempo que o CEAAL conseguiu sua oficialização e cuja liderança deste movimento deveu-se a Adriano Aubert. Vejam aqui neste link um resumo de nossa oficialização escrita pelo próprio Adriano: http://www.ceaal.org.br/noticias/ha-vinte-e-cinco-anos-atras-a-oficializacao-do-ceaal
Depois disso, o CEAAL foi acolhido pela Universidade Federal de Alagoas(UFAL) e tornou-se referência para comentar assuntos sobre Astronomia no Estado. Acrescentamos que o CEAAL se destacou também na observação Solar(muito praticada por Genival), observação de Estrelas Variáveis(Cujo precursor em nosso grupo foi Adriano Aubert)e principalmente, ensino e divulgação, nos quais todos participamos. Luiz Lima deu a ideia e implantou em 1995 o nosso site. Fomos uma das primeiras associações nacionais a ter um site na internet aqui no Brasil. Sediamos um Enast em 2008 e dois Einas em 2005 e 2007. Em 2009, ano internacional da Astronomia, o CEAAL ganhou 2 prêmios mundiais e uma menção honrosa. O coordenador deste feito foi David Duarte, que providenciou e organizou com a colaboração de todos nossas atividades que trouxeram frutos como o reconhecimento Nacional e Internacional de nossa entidade.
Atualmente estamos em duas sedes: Usina Ciência e no Observatório Estadual Genival Leite e Lima.
Genival, como foi dito acima, foi o semeador. Hoje o CEAAL é uma frondosa árvore que dá sombra e bons frutos. Nosso amigo Genival não chegou a ver seus últimos frutos, pois ele faleceu em abril de 2006. Neste dia 22/04/2014,quando nosso CEAAL faz 36 anos de sua fundação e 25 de sua oficialização, desejamos um CEAAL mais forte, mais reconhecido e com mais ação. O legado de Genival e de todos nós tem que continuar a brilhar. E é isso que desejo ao CEAAL: Que continue a luzir,mesmo quando todos nós que compomos e amamos esta entidade, não estivermos mais por aqui.
Uma boa semana a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário