Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Assim se Vai aos Astros

Amigos, nesta sexta-feira próxima, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL)estará no Conjunto Salvador Lira, em frente à Igreja São Paulo Apóstolo. Nosso projeto iniciará as 19h00 e terminará as 21h30. Levaremos telescópios para as pessoas observarem de forma gratuita a Lua e suas crateras, montanhas e planícies. Levem seus celulares e tentem tirar fotos da Lua.
                                                                             
 CEAAL DIVULGANDO A ASTRONOMIA DESDE 1978

O CEAAL é uma entidade civil e sem fins lucrativos, fundado em 22 de abril de 1978. É composto por profissionais e estudantes de diversas áreas. Tem como objetivo desenvolver atividades de Divulgação e de Ensino em Astronomia.

A Lua é o único satélite natural da Terra. É  conhecida desde a pré-história. Os romanos a chamavam Luna e os gregos Selene e Ártemis. Por volta de 1600, Galileu e outros Astrônomos fizeram as primeiras observações da superfície lunar utilizando telescópios, descobrindo uma infinidade de crateras na sua superfície. Foi visitada pela primeira vez pela sonda soviética Luna 2, em 1959. Mais tarde, no dia 20 de julho de 1969, tornou-se o primeiro corpo celeste a ser visitado pelo homem, quando por lá aterrissou a missão norte-americana Apollo 11 com Neil Amstrong e Edwin Aldrin. A última visita feita por um homem à Lua ocorreu em dezembro de 1972.
Aqui da Terra não conseguimos ver uma das faces da Lua. Isso ocorre devido ao fato de sua rotação e sua órbita estarem em fase. Este lado oculto era praticamente desconhecido até ser fotografado pela sonda soviética Luna 3, em 1959. O satélite tem se afastado cerca de 3,5 centímetros por ano. O acoplamento gravitacional entre Lua e Terra, além de causar as marés, também transfere energia gravitacional da Terra para Lua. Isso diminui a rotação da Terra e acelera a da Lua.
Datas Importantes
2 de janeiro de 1959: lançamento da primeira sonda lunar (Luna 1 – URSS), que passou a 6 mil km da Lua;
13 de setembro de 1959: primeira sonda a chegar à Lua (Luna 2 – URSS);
7 de outubro de 1959: são obtidas as primeiras fotos da face oculta da Lua pela sonda soviética Luna 3;
21 de julho de 1968: primeira recuperação de um aparelho proveniente da região lunar, a sonda soviética Zond – 5
21 à 27 de dezembro de 1968: primeira missão lunar pilotada, EUA;
21 de julho de 1969: primeiro desembarque humano na Lua, realizado pela missão norte-americana Apollo 11 que trazia Neil Amstrong e Edwin Aldrin, EUA;

2 comentários:

  1. Esse Cartaz andou até pelo Estados Unidos através do Facebook, uma amiga minha (que mora nos States) e que tem parente ai no Salvador Lira, viu o Cartaz e já preveniu as irmãs que moram cá.
    Excelente a mudança que Romualdo fez no Cartaz. A Associação de Moradores do Salvador Lira já está informada desse evento, estive lá pessoalmente com o Vice presidente.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo,Seu Fidélis. Boa notícia. Aproveitaremos para divulgar a Astronomia e o nosso CEAAL.

    ResponderExcluir