A descoberta é um marco muito importante na busca por planetas semelhantes a Terra. Os planetas acima citados, provavelmente são rochosos: Kepler-20e, é um pouco menor que Vênus, medindo 0,87 o raio da Terra. Kepler-20f é ligeiramente maior que a Terra, medindo 1,03 vezes o seu raio. Ambos os planetas estão no chamado sistema estelar Kepler-20(que contém outros três planetas) a uma distância de 1000 anos-luz da Terra, na direção da Constelação da Lyra.
O Kepler 20-e dá um giro em sua estrela a cada 6,1 dias e o Kepler 20-f a cada 19,6 dias. Estes períodos orbitais curtos significam que tais mundos são muito quentes e, portanto, inóspitos.
Os outros três planetas do Sistema são maiores que a Terra e menores do que Neptuno. São chamados de Kepler-20b, Kepler-20c e Kepler-20d. Dão uma volta em sua estrela a cada 3.7 , 10.9 e 77.6 dias, respectivamente. Então, todos os cinco planetas estão em uma órbita mais interna do que Mercúrio em nosso Sistema Solar. A estrela pertence a classe tipo G, como o nosso Sol, embora seja um pouco mais fria e levemente menor.
Vejam mais aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/kepler/news/kepler-20-system.html
This chart compares artist's concept images of the first Earth-size planets found around a sun-like star to planets in our own solar system, Earth and Venus. Image credit: NASA/Ames/JPL-Caltech |
Nenhum comentário:
Postar um comentário