Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Astrônomos encontram dupla inédita de superburacos negros


Astrônomos encontram dupla inédita de superburacos negros


                                Astrônomos da Nasa localizaram dois buracos negros no centro da galáxia espiral NGC 3393 (foto)


Astrônomos da Nasa (agência espacial norte-americana) localizaram, pela primeira vez, um par de buracos negros que se encontra em uma galáxia espiral semelhante à Via Láctea.
A dupla está bem no centro da galáxia NGC 3393, que fica a aproximadamente 160 milhões de anos-luz da Terra.


Ao que tudo indica, eles são restos de uma fusão de duas galáxias de massa diferente e hoje estão distantes um do outro por 490 anos-luz --pouco em termos espaciais.
Observações anteriores já tinham fornecido indícios de que haveria um superburaco negro na NGC 3393, mas somente agora os pesquisadores confirmaram que, ao invés de um, havia dois.

"Colisões e fusões são um dos principais meios para que galáxias e buracos negros se formem", comentou o coautor do estudo, o italiano Guido Risaliti, do CfA (Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica) e do Instituto Nacional para Astrofísica, na Itália. "Encontrar um par de buracos negros em uma galáxia espiral é uma pista importante para entendermos como ocorrem [esses fenônemos]".

A descoberta foi possível pelo Observatório Chandra de Raios-X que, independentemente da quantidade de gás e poeira que estão ao redor dos superburacos negros, permite maior visualização do espaço.

A pesquisa será tratada na edição on-line da revista "Nature" desta semana.

Fonte: UOL Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário