Noite de 09 de outubro, sábado com céu ligeiramente encoberto, mas o planeta Júpiter estava à vista. No OAGLL quando cheguei com a professora Dáia minha esposa, às 19:45 horas, meus companheiros ainda não haviam chegado da Usina Ciência, lá estavam finalizando a última aula do Curso de Iniciação a Astronomia começado em 10 de setembro.
Fidelis montou um Telescópio de sua propriedade 225mm na frente do OAGLL e iniciou a observação do planeta acima mencionado. Já havia na espera, muito anciosos, uns 10 visitante com crianças em acompanhamento. Nosso amigo Haldson chegou em seguida e de pronto passou a responder as perguntas dos presente, que foram muitas. Saiu até questionamento a respeito da Expansão do Universo. Na seqüência tivemos uns 50 visitantes entre adultos e crianças que se deslumbraram com o céu mais de perto e também contaram com boas conversas
O Coordenador do OAGLL Adriano chegou pelas 20:10 horas, onde já havia crescido o número de visitantes, tanto os costumeiros quantos aqueles que vieram por informações diversas ou da imprensa televisiva e especialmente por causa da semana da criança. O fato é que levamos informações de Júpiter e outros fatos e fotos assentados nas dependências do Observatório como as Paisagens Cósmicas etc.
Contamos também com uma demonstração de qualificação física, do Princípio da Ação e Reação usada em foguetes e que Adriano apresentou em diversas escola, trouxe essa atividade também para o OAGLL e a criançada vibrou com a experiência.
Mas a vibração dos sócios, apesar das lembranças saudosas do nosso mentor das estrelas, foi mesmo a presença da Simone, uma prima do nosso amigo Genival. Veio fazer uma visita e deparou-se com o nome do seu primo referendado na fachada do Observatório onde leva seu nome. Assim podemos dizer que foi uma noitada memorável.
Deixo aqui alguns versos com relação ao criador do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, que faz referência a ele, e que seus familiares veja e voltem ao Clube para novas visitas.
Lembrando Genival
Trabalhando lá em Recife
Um jovem empedernido
Conheceu no grande centro
O padre Polman decidido
Lá nos domínios do CEA
Em ambiente descontraído
Trouxe para Alagoas
Essa fonte inesgotável
De conhecimento aplicado
E sem recurso palpável
Reuniu um grupo coeso
Para estudar o céu afável
Em um depósito de escola
Viu uma luneta sucateada
Com manutenção e verniz
Manteve-a bem prateada
Fez mesmo que Galileu
Deixou-a já patenteada
Isso foi em setenta e nove
Somente dez anos após
Foi registrado em Cartório
E o nome Ceaal tem voz
Hoje somos reconhecidos
E o céu, nosso Porta Voz
Reabrindo o horizonte
O nosso saudoso Genival
Com garra fé e coragem
Deu grande impulso ao Ceaal
Hoje até Observatório
Leva seu nome afinal
Acontece como as estrelas
Que deixa a sua mensagem
Com nosso amigo também
Para o além fez a viagem
Deixando muitas saudades
Brilhará noutras paragens
Nesse dia ficamos no OAGLL até as 23:00 horas, os sócios de sempre: Fidelis, Romualdo, Davis, Adriano, Kizzy, Edmilson e Simone Barros, essa integrante do Ceaal e também contemporânea de Genival. Nessa época ela era ainda uma menina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário