Pesquisar este blog

sábado, 30 de dezembro de 2017

Confraternização CEAAL 2017 e mensagem 2018

Por Romualdo Arthur

Prezados amigos, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) encerrou suas atividades de 2017 no dia 16, com uma confraternização para os sócios na nossa sede da Usina Ciência. Os preparativos foram meticulosamente preparados por D. Lucinha, Valéria Pereira, Solange, D. Daia, Karol e a Luana, mãe do nosso astrônomo mirim, Cauã.
No dia da confraternização, começamos a preparar o local, por volta das 19h. As mulheres, com muito esmero, embelezaram o local, no pátio do planetário, para nossa confraternização.
Preparativos

Ajudando a fixar o painel.
Às vinte horas, tivemos uma palestra de encerramento, ministrada por Paulo Coutinho.
Sócios e convidados

Paulo Coutinho inicia sua palestra especial de fim de ano

Tema da Palestra
Concluída a palestra, Paulo foi muito aplaudido e algumas perguntas foram realizadas. Romualdo começou, então, a distribuição de certificados para os sócios que contribuíram proferindo as Palestras da Lua Cheia em 2017, entregando exemplares do Anuário Catarinense de Astronomia do Alexandre Amorim para os sócios que mais se destacaram durante 2017 e, por fim, dando um presente para a pessoa que primeiro fez uma doação ao CEAAL após a abertura de nossa conta na Caixa Econômica Federal.
Lucas recebe exemplar do Anuário Astronômico Catarinense

Neftali Jr. também ganha um exemplar

Paulo Coutinho também ganha merecidamente

Lucas Morais posa com seu exemplar

Gabriela Castelo venceu um sorteio e recebe o exemplar de Romualdo

Neftali Jr. Recebe o certificado da PLC 2017

Paulo Coutinho recebe 2 certificados de PLC 2017

Valéria Pereira ganha presente do CEAAL por ter feito a 1ª doação pós-abertura de conta do CEAAL. Romualdo entrega.

Depois, descemos ao pátio, onde nossa confraternização foi realizada e, Aloísio Jr., proferiu um breve discurso sobre o ano de 2017 enaltecendo também, nosso feito de registrar um impacto lunar com nosso telescópio e câmera ASI. Nossos sócios posaram para uma foto final de boas festas por volta das 21:30.
Foto oficial dos sócios na confraternização


Discurso do Jr. na confraternização. 
Prezados, o CEAAL é de todos nós. Tivemos um ano de 2017 muito difícil, porém com muita esperança e trabalho, realizamos nossas atividades de divulgação e ensino com muita honra e satisfação e ajuda de muitos sócios. Conseguimos também, em pesquisa, um feito inédito no País: Registramos, aqui em Maceió, simultaneamente com Marcelo Zurita da APA, que estava na cidade de Araruna-Paraíba, um flash na superfície lunar (mesmo local na Lua, e mesmo dia, hora, minuto e segundo). Os dados e imagens foram mandados para a ALPO, NASA e outras agências de pesquisa no exterior. Esse feito não é só do Romualdo e do David, é de todos nós, do CEAAL, da BRAMON (que organizou essa campanha nacional), da APA e de todos aqueles que participaram desse projeto. 
Como mensagem para 2018, nós, do CEAAL, entidade pioneira na divulgação, ensino e pesquisa da Astronomia no nosso Estado, desejamos a todos um ano novo de realizações, superações, novas descobertas, humildade e fraternidade, afinal, o firmamento é um laboratório aberto para todos... é só embarcar. Nos visitem sempre, aos sábados, às 19:30 na Usina Ciência, AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol. Feliz 2018.

sábado, 23 de dezembro de 2017

Novo vídeo da área do impacto lunar


Prezados amigos, o sócio da BRAMON - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros - Carlos Augusto di Pietro, separou os frames do nosso vídeo do impacto lunar e realizou uma sobreposição cuidadosa deles numa imagem da LROC da mesma área e criou outro vídeo. Com isso ele estima uma região mais acurada para futuras buscas pela cratera recém formada. Ele não realizou quaisquer modificações de brilho e contraste das imagens oficiais. O brilho do flash é o mesmo como apareceria no vídeo original. Vejam abaixo:

Carlos Augusto de Pietro: O Flash é ligeiramente elíptico. Traçando 2 linhas em seus eixos maiores, é possível determinar seu centro, o que supostamente é o ponto de impacto.

Vejam também as postagens anteriores de David Duarte e Romualdo Caldas sobre o assunto.
Um bom Natal para todos.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Impacto Lunar registrado pelo CEAAL - Atualizações

Por David Duarte



Na madrugada do dia 14/12/2017, instantes antes do alvorecer, os sócios do CEAAL, Romualdo Caldas e David Duarte (atuais Presidente e Vice-Presidente do Centro), fizeram, de Maceió, o registro histórico em vídeo do primeiro impacto lunar confirmado por meio de registros brasileiros, uma vez que o outro vídeo também foi feito desde o território nacional, precisamente do município de Araruna-PB, por Marcelo Zurita e equipe, membros da APA (Associação Paraibana de Astronomia).

Convém elucidar que é necessário haver ao menos dois registros do fenômeno -- obtidos por setups fotográficos distintos e razoavelmente distantes entre si -- para uma validação mútua e confirmação de que o flash captado, de fato, ocorreu na superfície lunar, sendo decorrente, portanto, da colisão de um meteoroide com a Lua.

Felizmente, devido a uma campanha nacional organizada pela BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), da qual os envolvidos também são integrantes, tal requisito de pluralidade de gravações foi logrado!

Vale também ressaltar que o registro desse tipo de evento astronômico é consideravelmente raro, mesmo a nível mundial! E este foi o primeiro do Brasil!

Para um relato detalhado dos nossos preparativos e exultação nos instantes imediatamente posteriores à constatação do impacto, leia o texto de Romualdo de alguns dias atrás, no post anterior.

Aludindo às atualizações propriamente ditas, que prometia o título, seguem abaixo, enumeradas:

1. Desde as horas subsequentes à confirmação do registro duplo, empreendi uma minuciosa análise de todos os vídeos que gravamos, tendo-os preparado tecnicamente para leitura/análise pelo software indicado pela NASA, Lunarscan, e também feito edições para versões adequadas à divulgação pública. O software supracitado identificou, como esperado, o impacto já anteriormente notado por nós, mas, para nossa surpresa, também um segundo flash candidato a impacto, cerca de 43 segundos após o primeiro, nas cercanias da cratera Cleomedes, próximo ao Mare Crisium (Mar das Crises) foi apontado. Infelizmente, a equipe da Paraíba teve um problema técnico logo em seguida ao registro do primeiro flash e não estava mais gravando. No entanto, embora seja difícil validar esse segundo flash como impacto, tal possibilidade também não foi descartada pelas organizações internacionais que consultamos.

 Primeiro flash (acima) e segundo (abaixo).

2. Reportamos nossos registros às instituições internacionais competentes, nomeadamente a ALPO (Associação de Observadores Lunares e Planetários) e a NASA, por meio do Marshall Space Flight Center. Já obtivemos resposta de todos. Um dos coordenadores da ALPO, Brian Cudnik, prontamente confirmou se tratar de um impacto! Um outro coordenador da ALPO, assim como a pessoa designada pela NASA, pediram um tempo maior para efetuarem análises mais criteriosas, o que pode demorar até janeiro, devido ao período de Natal e Réveillon, mas, informalmente, deram como quase certa a confirmação, e é notável a atenção dispensada e entusiasmo perceptível pelos emails, que só validam essa impressão, ainda que informal por ora. Acerca do segundo flash, todos também mostraram bastante interesse e prometeram análises, mesmo não tendo havido registro duplo deste.

3. Um sócio da BRAMON, Lauriston Trindade, se encarregou de fazer cálculos a fim de estimar as propriedades físicas do primeiro impacto, resultando em valores médios de:
Densidade do impactador: 1800 kg/m³
Massa: 150 g
Diâmetro: 4 a 10 cm
Velocidade: 126.000 km/h
Potência luminosa: 300 kW

4. Já enviamos solicitação para que o orbitador lunar da NASA, o LRO, faça novas imagens dos prováveis locais de impacto. As solicitções foram aceitas, mas ainda sem prazo para se efetivarem.

5. Finalizamos com este belo vídeo feito pela BRAMON acerca dos resultados da campanha, que culminou com o fenômeno registrado por nós:


Céus limpos e Feliz Natal,
David Duarte



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Impacto lunar - Um registro histórico feito por sócios do CEAAL/BRAMON/APA




Por Romualdo Arthur A. Caldas

Prezados amigos, 
Sócios do CEAAL e da BRAMON, Romualdo Caldas e David Duarte, em Maceió-AL, e Marcelo Zurita e equipe (BRAMON e APA) na Cidade de Araruna na Paraíba, no dia 14/12/2017, no horário das 04:13:46 (hora local) / 07:13:46 (UTC), flagraram uma imagem histórica para a Astronomia Nacional. Tudo começou quando, alguns dias antes, a Rede Brasileira de Observações de Meteoros (BRAMON) traçou planos para tentar registrar, na parte não iluminada da Lua, possíveis impactos de meteoritos na superfície de nosso satélite natural. A data escolhida foi a auge da famosa chuva de meteoros Geminídeos entre a noite do dia 13/12 e a madrugada do dia 14/12. Esta data favorecia uma melhor chance de termos sucesso nessa empreitada acima mencionada, pois a Lua estava na sua fase minguante e exibia uma boa parte de sua superfície não iluminada pelo Sol (escura), voltada para nós. A BRAMON fez a estratégia perfeita; agora, era por as mãos na massa, trabalhar e ter sorte.
Na véspera do dia do evento, Romualdo Caldas, Presidente do CEAAL, informado por Marcelo Zurita de uma live pelo canal do You Tube, realizada pela BRAMON, também comunicou ao Vice-Presidente do CEAAL, David Duarte, da realização da mesma e a possibilidade de participarmos desse importante acontecimento. Nessa live da BRAMON, os sócios desta entidade afirmaram mais de uma vez a importância do registro, por mais de uma câmera, de qualquer efeito luminoso na Lua, na mesma hora, minuto e segundo e na mesma região do solo lunar, para que a descoberta pudesse ser aceita e descartar falsos positivos.
Iniciamos a preparação para o dia seguinte, traçando os planos: utilizar um Telescópio de 8", Montagem altazimutal com acompanhamento eletrônico, uma boa câmera de vídeo, um notebook com bastante espaço e o local da gravação.
Sabendo que a Lua nasceria por volta das 02:04 da manhã do dia 14/12 e que só poderíamos filmar até por volta das 04:30, visto que o dia em terras nordestinas nessa época do ano começa a clarear por volta desse último horário informado, acertamos os últimos detalhes.
Por volta das 20:00 do dia 13/12, Romualdo foi à nossa sede na Usina Ciência, pegar uma montagem altazimutal eletrônica (pertencente ao sócio Evonio, do CEAAL) um tubo óptico Schmidt-Cassegrain novinho em folha MEADE de 8 polegadas e seus acessórios. Contamos com o apoio da direção da Usina Ciência e do vigilante da Usina Ciência, o seu Cícero, para ajuda dada nesta etapa. Cheguei à casa por volta das 20:30, peguei minha câmera ASI 1600 Mono Cooled (ainda virgem, isto é, sem sua primeira luz), seus adaptadores, fonte e o notebook. O local para a observação e registro definido foi a casa do David Duarte em um condomínio fechado. Romualdo chega à casa do amigo por volta das 21:40 e, de imediato, ambos começam a montagem dos equipamentos. Por volta das 22:50 todos os equipamentos estavam a postos. David ainda informou a crianças do condomínio para assistirem a chuva de meteoros do pátio e para onde olhar. Ouvimos os gritos de contentamento dos pequenos que avistaram meteoros pela primeira vez e isso muito nos animou para nossa própria tarefa.

Setup do CEAAL que registrou o evento.
Enquanto isso, na Paraíba, mais precisamente na região do Parque Estadual da Pedra da Boca, na cidade de Araruna, os sócios da APA/BRAMON liderados por Marcelo Zurita, também se preparam:

Setup utilizado por Marcelo Zurita para registrar o evento.

Equipe da APA. Marcelo Zurita segura o refletor e a câmera de vigilância que captaram o flash lunar.

Com os equipamentos prontos, agora, era só esperar. O céu estava límpido, incrivelmente sem nuvens e observamos, a olho nu, vários meteoros e alguns bólidos brilhantes. Por volta das 2 h da manhã, vimos no lado leste, muitas nuvens chegando e ficamos deveras preocupados com a situação. A Lua nasceu encoberta para nós e, ainda atrás de uma árvore, de modo que só poderíamos observá-la e filmá-la por volta das 03:00 se, e somente se, as ameaçadoras nuvens deixassem...
Foi quando David Duarte disse para mim: Romualdo, acho que essas nuvens podem precipitar um pouco... Eu não disse nada, mas pensei: Não, elas não vão fazer isso conosco... cinco minutos depois, senti os primeiros pingos e corremos para proteger os equipamentos (isso era por volta das 3 h da manhã). Mas, depois, essa agonia dos pingos de chuva que durou cerca de 4 minutos passou e nossos equipamentos ficaram protegidos não sendo afetados. Entretanto, David teve que refazer o alinhamento e, como não havia mais tempo, fez o alinhamento só com um corpo celeste: Marte.
Por volta das 03:30 começamos, sem nuvens e árvore, a filmar e gravar a parte escura da Lua, na região que os sócios da BRAMON tinham recomendado. Tudo funcionando, gravando a contento, era só esperar o resultado. Gravamos até às 04:30 da manhã, hora local (07:30 Tempo Universal-UT). Romualdo saiu da casa do David por volta das 4:15, e David ficou gravando até a hora acima mencionada quando o dia começou a clarear.
Praticamente nem dormimos e fomos trabalhar, afinal, quinta-feira é dia de batente. Por volta das 11:00 da manhã (14:00 UT), vi, no Facebook da Bramon, um vídeo do Marcelo Zurita relatando, da Paraíba, a gravação de um flash às 04:13 (07:13 UT) do dia 14/12/2017 numa região acima do Mar da Tranquilidade e abaixo da Mar das Crises e perguntava se alguém mais tinha gravado esse fenômeno. Romualdo sentiu na hora que nossos registros poderiam ter detectado também o efeito luminoso (caso não tivéssemos detectado juntos, seria difícil de comprovar que o flash se devia a um impacto, podendo ser até um falso positivo). O notebook, com as gravações, tinha ficado com David,  então liguei logo para David, pedindo verificar as imagens naquele horário e local. Minutos depois, David retorna dizendo que tínhamos gravado também o efeito luminoso na mesma hora e local da Lua que o vídeo do Zurita exibiu.
No mesmo instante, mandei mensagem para o Zurita e depois telefonei diretamente para ele e comuniquei a boa nova. Ficamos exultantes e começamos a divulgar nos grupos esse feito. Em poucas horas, nossa descoberta estava sendo divulgada em meios de comunicação e recebíamos felicitações de todos.

Ponto luminoso registrado por David Duarte e Romualdo Caldas

Ponto luminoso registrado por Marcelo Zurita.


Ambas as imagens lado a lado.

Nossas gravações estão sendo tratadas por softwares especiais indicados pela NASA, para a gente enviar nossos dados para serem analisados por especialistas de várias agências no mundo. Com esses nossos vídeos, dá, pelo menos, para calcular a quantidade de energia liberada pelo impacto, se formou cratera, o tamanho do meteoroide que se chocou com a Lua e sua velocidade na hora do impacto. Vejam abaixo os vídeos no momento da liberação do flash de energia:



Vídeo do registro do Marcelo Zurita.

Agradecemos a todos do CEAAL e da BRAMON pelas felicitações e, enquanto respirarmos, seguiremos em frente. Um bom final de semana a todos.

NOTA - Avani Soares, Astrônomo Brasileiro e notável astrofotógrafo planetário/lunar, através de suas excelentes fotos lunares, mostra o provável local da queda do meteorito na Lua e, promete, fotografar a área, em breve, para registrar a possível nova cratera produzida pelo impacto:



segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CEAAL comemora dia Nacional da Astronomia

Prezados amigos, no sábado dia 02/12/2017 o CEAAL comemorou o dia Nacional da Astronomia. Como não podia deixar de ser, fizemos observações telescópicas para um bom número de visitantes, apesar do céu parcialmente nublado. Algumas pessoas conseguiram tirar fotos da Lua através de nosso telescópio refletor. Ajudamos ainda um casal novato em Astronomia que adquiriu seu primeiro telescópio - Newtoniano - com dicas importantes no alinhamento, na colimação, montagem, proteção e limpeza de seu instrumento óptico. Ainda testamos um novo telescópio Schimidt-Cassegrain LX 80 da MEADE na observação de objetos de céu profundo, demonstrando uma óptica impecável que correspondeu às nossas expectativas. Concluímos nossas atividades às 23:30. Vejam as fotos abaixo e uma boa semana a todos.
Visitantes observando a Lua

David ensina fundamentos sobre telescópios


Telescópio MEADE LX 80 novinho em folha

Achando objetos de céu profundo. Mais um telescópio para servir ao público.


sábado, 2 de dezembro de 2017

Dia Nacional da Astronomia

Prezados amigos, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) vem desejar a todos que trabalham com a Astronomia em território nacional, um feliz dia nacional da Astronomia(02/12/2017). Este dia foi escolhido em homenagem à data de nascimento do Imperador D.Pedro II um grande entusiasta e colaborador da Astronomia. O CEAAL comemora hoje, esta data com observações na Usina Ciência, na AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol. Venha comemorar conosco.

D.Pedro II Patrono da Astronomia do Brasil

Parabéns a todos que lutam e defendem esta nobre Ciência