Entidade de Astronomia que divulga a Ciência dos céus no estado de Alagoas, pioneiramente, desde 1978 (informal) e desde 1989 formalmente, com CNPJ Atualmente está operando suas atividades na Usina Ciência, Rua Aristeu de Andrade, 452, Bairro do Farol, CEP 57021-090, Maceió-AL. Telefones: 3214-1642/3214-1641 e nosso WhatsApp:(82)99396-2861. ESTE BLOG SERÁ EM BREVE DESATIVADO E JÁ FOI TRANSFERIDO PARA NOSSO SITE NOVO: WWW.CEAAL.ORG.BR
Pesquisar este blog
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Visões do Envisat
O satélite de monitoramento ambiental europeu fez estas belíssimas imagens da Terra, usando seus intrumentos ópticos e de radar. Créditos: ESA
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Semana Aagoana de Astronomia 29 / 11
Ionosfera lunar?
Pesquisadores estão propondo que grãos de areia lunar são ionizados por luz ultravioleta solar e potencialmente, ao levitarem, podem criar uma ionosfera no nosso satélite.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Asteroide vesta
Asteroide Vesta é lar dos mais impressionantes desfiladeiros do Sistema Solar. A imagem acima mostra o desfiladeiro com cerca de 20 Km do topo até sua base. Esta foto foi feita pela espaçonave robô Dawn( robotic Dawn spacecraft) que começou a orbitar a cerca de 500 Km de distância destes corpos no cinturão de Asteroides. Durante 2012, a espaçonave Dawn irá procurar o único objeto, nestes rincões do Sistema Solar, maior que Vesta: Ceres. |
domingo, 27 de novembro de 2011
Observações CEAAL-OAGLL 26/11/2011
Lançamento do Laboratório Espacial Marciano
O laboratório espacial marciano, curiosidade, foi lançado do Centro Espacial Kennedy em 26 de novembro de 2011. Espera-se que chegue no planeta vermelho em agosto de 2012. Créditos: NASA
sábado, 26 de novembro de 2011
Medindo a radiação em Marte
A fina atmosfera de Marte e a falta de campo magnético, podem dificultar a presença humana. O instumento detector de radiação do Rover Curiosidade, verificará se astronautas poderão um dia trabalhar lá. Créditos: Southwest Research Institute
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Imagens do Hubble
Como as imagens do Hubble chegam a Terra? Estas animações mostram como isto acontece.
Créditos: NASA
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Massiva proeminência solar
O SOHO capturou entre 14-15 de novembro, uma massiva prominência solar. Vejam o vídeo.
Créditos: NASA / SDO
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Procurando por sinais de vida em Marte
Curiosidade, o Laboratório Científico de Marte, mudará a face fria e poeirenta do Planeta Vermelho, ao fazer Ciência lá. Esta será uma missão diferente das outras enviadas a Marte. Assista ao vídeo e veja porque.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Meteoro leonideo sobre Tenerife
Prezados amigos, esta é nossa postagem número 1000! Para comemorar, escolhemos esta belíssima imagem de uma colorida trilha meteórica, capturada nos céus matutinos em Tenerife, Ilhas Canárias, no Observatório del Teide. Os Meteoros leonídeos são partículas deixadas no espaço pelo Cometa Tempel-Tuttle e são "atropeladas" pela Terra em sua viagem ao redor do Sol. A Câmera também registrou as constelações conhecidas do Órion e Touro. Créditos: Juergen Rendtel (AIP Potsdam), IMO |
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Semana Alagoana de Astronomia
Como transportar um Rover Marciano
Como transportar um laboratório marciano(incluindo o próprio rover)- um projeto de quase 1 bilhão de dólares- desde o Laboratório de Jato Propulsão da NASA, na Califórnia, até o Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Créditos: NASA / JPL
domingo, 20 de novembro de 2011
Fotos de Ontem 19 de Novembro de 2011 no OAGLL

Ai companheiros as fotos de ontem à noite no OAGLL, inclusive com a presença do nosso colega das estrelas o Roosevelt Bessoni do CASB em visita ao nosso convívio com a Astronomia o Ceaal e Oagll.

Observações CEAAL-OAGLL 19/11/2011
sábado, 19 de novembro de 2011
Movimento das dunas na superfície de Marte
Vejam estes filmes feitos pela Mars Reconnaissance Obiter, mostrando o movimento das dunas no deserto Marciano, devido à ação dos ventos.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Telescópio na Rua com Lua Minguante
No dia 16 desse mês, capturei algumas fotos de pessoas olhando a Lua durante a manhã de quarta -feira, numa unidade de Fisioterapia na Rua São Paulo no Tabuleiro do Martins.
Para alguns da Velha Guarda foi uma surpresa o contato com um telescópio, e além da surpresa o deslumbramento da vista da Lua Minguante durante o dia. Ver as fotos:
Região frígida formadora de estrelas em Carinae.
Em novas observações, realizadas pelo Telescópio APEX do Observatório Europeu do Sul(ESO), nos Andes Chilenos, notou-se regiões na Nebulosa da Carina com tons alaranjados, produtores de gases e poeira cósmica(regiões frias que formam estrelas). Créditos: ESO
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Evidências de água líquida em Europa, Lua de Júpiter
Prezados amigos, dados de sondas de missões planetárias da NASA(dentre elas a Galileo, lançada em 1989) evidenciam a existência do que parece ser uma grande coleção de água líquida no Satélite de Júpiter chamado Europa! Suspeita-se que este leito aquático tenha o mesmo volume que os grandes lagos da América do Norte, através da superfície gelada do satélite. Os dados sugerem que há uma significativa modificação entre a "concha" superfcial gelada de Europa e o seu provável oceano de água líquida subterrâneo. Se realmente estas evidências forem comprovadas, Europa torna-se-á o candidado mais provável, fora a Terra é claro,no Sistema Solar, a ter desenvolvolvido vida subaquática. Vejam mais aqui, neste link da NASA: http://www.nasa.gov/topics/solarsystem/features/europa_20111116.html
"Grandes lagos" em Europa. Cientistas especulam sobre a existência fortíssima de água abaixo da superfície do satélite. |
Vistas do Satélite Envisat
Satélite de monitoramento Europeu, Envisat, tem feito imagens belíssimas de oceanos e continentes, através de seus instrumentos ópticos e de radar. O satélite orbita a Terra a cerca de 497 milhas.
Créditos: ESA.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Astronomia - 14/11/2011
Prezados, vejam este vídeo sobre o 14 Encontro Nacional de Astronomia(14 Enast), realizado em São Paulo-SP e brilhantemente conduzido pelo Casp e Naelton.
Filamento Solar
Em 14 de novembro, em imagens feitas pelo SOHO, um longo filamento(cerca de 466.000 milhas), apareceu na borda do disco solar. Vejam as imagens acima. Crédito: SOHO; Música: Atom Strange.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
O que faz Marte parecer vermelho?
Por que a superfície de Marte parece vermelha da Terra? Na realidade existe uma variedade de cor no planeta vermelho, inclusive tons dourados, acastanhados, marrons, até mesmo verde. Vejam o vídeo acima.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Compra e venda de meteoritos
O Professor de Ciências Planetárias e da Terra, Randy L. Korotev, da Universidade de Washington, St. Loius, fala e compara os valores dos Meteoritos.
domingo, 13 de novembro de 2011
CEAAL-OAGLL 12/11/2011
Romualdo, Aloísio Jr e Seu Fidélis antes da apresentação do Planetário. |
Adriano Explica o funcionamento do planetário antes da sessão. |
Marcos explica para visitantes os objetos celestes observados. |
Fila para observar a Lua. |
Observação lunar. |
Sem superflares solares em 2012
Não há nenhuma chance de um superflare solar gigante destruir a vida na Tera em 2012, segundo o Cientista da NASA C. Alex Young.
sábado, 12 de novembro de 2011
Jovem Terra baniu Lutetia para o Cinturão de Asteroides?
Propriedades do Asteroide Lutetia pesquisadas são similares ao material original que formou a Terra. A animação acima descreve o que se pensa ter causado sua drástica mudança em sua órbita para que o Asteroide agora resida no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Nos primórdios do Sistema Solar: Um quinto planeta gigante?
Simulações em um computador mostram que uma rápida modificação na órbita de Júpiter causou uma reação em cadeia e mudou para sempre as órbitas dos gigantes gasosos do nosso Sistema Solar.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Mars Science Laboratory
Prezados amigos, o mais avançado laboratório robótico marciano, que levará o Rover chamado Curiosidade(Curiosity), será lançado no Cabo Canaveral, Flórida, dia 25 de Novembro, no horário das 10h25 da manhã, horário do Estado da Flórida. O Rover Curiosidade, investigará as áreas mais intrigantes do Planeta Marte.
Está tudo pronto para o lançamento e espera-se que o laboratório robótico chegue em órbita marciana em agosto de 2012. Quando pousar, Examinará a Cratera Gale, durante seus dois primeiros anos de missão. O Rover investigará, nesta cratera, se havia condições menos hostis ao surgimento da vida e, quem sabe, sua preservação em paragens marcianas.
Vejam mais aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20111110.html
Está tudo pronto para o lançamento e espera-se que o laboratório robótico chegue em órbita marciana em agosto de 2012. Quando pousar, Examinará a Cratera Gale, durante seus dois primeiros anos de missão. O Rover investigará, nesta cratera, se havia condições menos hostis ao surgimento da vida e, quem sabe, sua preservação em paragens marcianas.
Vejam mais aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20111110.html
Visão obliqua da Cratera Gale, mostra o local de pouso da Missão do Rover Curiosidade. Créditos: NASA/JPL-Caltech/ASU/UA |
Asteroide 2005 YU55( Imagens feitas por Astronômo Amador)
John Chumack (http://www.galacticimages.com/) capturou estas imagens do Asteroide 2005 YU55 quando o mesmo estava a uma distância de 201.700 milhas, passando entre a Terra e a Lua.
Créditos: John Chumack
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Asteroide 2005 YU55 primeiras imagens por radiotelescópio
Imagens feitas por Radiotelescópio quando o asteroides estava a 860.000 milhas da Terra, no dia 07 de novembro.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Asteroide 2005 YU55
Ao contrário da Astronomia convencional- que registra informação originada no espaço- Astronomia de radar envia sinais de radio da Terra ao corpo celeste que está estudando, registrando-os e analisando-os quando estes retornarem a Terra. Créditos: NASA/JPL
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
domingo, 6 de novembro de 2011
Dysnomia e Planetas Anões
Prezados amigos, Dysnomia é uma lua do Planeta Anão Eris. Este satélite é cerca de 60 vezes menos brilhante do que o planeta anão que orbita e é estimado em cerca de 8 vezes menor do que Eris. Astronômos agora sabem que 3 dos 4 mais brilhantes objetos do Cinturão de Kuiper(KBOs) têm satélites ao redor, enquantos os membros menores do cinturão de Kuiper, apenas 10% têm satélites. Para saber mais sobre estes satélites e planetas anões vejam estes links: Wikipedia.org , Eris (dwarf planet), Ceres (dwarf planet),
Charon (moon)
Observações CEAAL-OAGLL 05/11/2011
Luzes e extraterrestres
Prezados amigos, na busca por inteligência extraterrestre, Astrônomos têm pesquisado por sinais de rádio e pulsos curtos de laser. Agora, em um novo trabalho, Avi Loeb (Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics) e Edwin Turner (Princeton University) sugerem uma nova técnica para encontrar civilizações em outros mundos: Procurar luzes artificiais em outros planetas.
Assim como outros métodos utilizados para procurar vida inteligente fora da Terra, este também assume que os aliens usem tecnologia tipo-terrestre. Segundo os autores é razoável supor que seres ao evoluir na presença de luz e próximos de sua estrela, precisem de luz artificial nos momentos de escuridão(noite).
Detectar tais luzes artificiais não está ao alcance da tecnologia atual. Isto é para o futuro com uma nova geração de telescópios ultra sensíveis.
Vejam mais aqui: http://www.physorg.com/news/2011-11-city-reveal-civilization.html
Rochas brancas em Marte
sábado, 5 de novembro de 2011
Sic Itur Ad Astra(04/11/2011)- Joaquim Gomes
Kizzy e Edmílson conversam com Anselmo na Casa Paroquial.. |
Grupo de observação(Seu Fidélis, Romualdo e David) e Anselmo, na Casa Paroquial. |
David e Seu Fidélis preparam os telescópis na praça Laurentino Gomes de Barros. |
Povo faz fila para observação orientada por Seu Fidélis. |
Seu Fidélis aponta para a Lua. Juventude se aglomera ao redor. |
Crianças observam a Lua após verem Júpiter. |
David orienta as crianças. |
Jovem interroga sobra a Lua e David responde. |
Asteroide em 8 de novembro
Radio telescópio de Arecibo rastreará o Asteroide 2005 YU55, que passará próximo a Terra em 08 de novembro de 2011.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Novos pulsares
Dados derivados do Telescópio Fermi de grande área, foram usados para detectar os pulsos dos assim chamados faróis do Universo: Os pulsares. Créditos: AEI/NASA/GSFC
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Sobre a Terra: Visões do Envisat
O Satélite de Monitoramento Europeu(Envisat) fez imagens belíssimas de oceanos, continentes e ilhas de tirar o fôlego. Utilizou para isso seus instrumentos ópticos e de radar. O Satélite está orbitando a cerca de 397 milhas da Terra.
Créditos: ESO
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Sic Itur Ad Astra(04/11/2011)
Cometa se desintegra antes de atingir o Sol
Estas imagens foram feitas em 30 de Outubro, mostram cometa se desmanchando antes de atingir o Sol.
Créditos: NASA/SOHO.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Tiangong-1
Enquanto filmava um satélite(Skymed-2), Italiano, apareceu um segundo satélite mais brilhante que o primeiro: Era o módulo espacial Chinês Tiangong-1. Este foi um vídeo feito por um Astrônomo Amador chamado Kevin Fetter e com retoques da SPACE.com.
Assinar:
Postagens (Atom)