Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Marte e Terra

Prezados amigos, parece que a rápida formação do planeta Marte é a resposta para seu pequeno tamanho comparado à Terra, de acordo com novo estudo publicado em 26 de Maio 2011 na revista Nature. Segundo os Autores Nicolas Dauphas da Universidade de Chicago e Ali Pourmand da Universidade de Miami (UM) Rosenstiel School of Marine & Atmospheric Science, a Terra cresceu e adquiriu seu tamanho durante cerca de 50 a 100 milhões de anos depois de sua formação, devido a colisões com outros protoplanetas em sua região. Já Marte, não teve choques deste tipo o que contribuiu para seu pequeno tamanho que levou mais tarde à perda de boa parte de sua atmosfera.
Vejam mais aqui: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110525131705.htm



Marte jamais colidiu com outros protoplanetas para formar um mundo como a Terra.
Créditos: Christopher Leather, University of Chicago

Seminário.

Prezados amigos, acontece quinta-feira(02/06/2011)as 16h, o seminário: O acordo com o Observatório Europeu ESO é bom para o Brasil. A palestra será ministrada pelo Profesor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas(IAG) da USP.
O evento será trasmitido ao Vivo pela IPTV( http://www.iptv.usp.br/) e será realizado no Auditório Abrahão de Moraes, do Instituto de Física(IF)da USP, na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: (11) 3091-6900
Fonte da nota: Agência USP de Notícias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aquarius

O epitáfio da Spirit.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Esta é a última imagem que a sonda Spirit viu e enviou de volta a Terra. Trabalhando anos além da expectativa original, Spirit tirou muitas fotografias e explorou a paisagem marciana. A sua sonda Irmã, opportunity, continua seu trabalho a milhares de quilômetros de distância.
Créditos:  Mars Exploration Rover Mission, NASA, JPL, Cornell; Image Processing: Kenneth Kremer, Marco Di Lorenzo

domingo, 29 de maio de 2011

Astrofotos 28/05/2011

Prezados amigos, vejam estas astrofotografias realizadas por Romualdo Arthur, sócio do CEAAL na noite de sábado 28/05/2011. Ele usou uma máquina Canon 450d DSLR com tempo de exposição de 15" e ISO 400. Foram registradas imagens das regiões de Cruzeiro do Sul, Carina, Popa, Vela, Centauro, Mosca, Escorpião, Ursa Maior, Leão, Corvo, Virgem e Saturno. Vejam:

Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina e Mosca

Constelação do Escorpião

Constelação da Ursa Maior

Constelação do Leão

Constelações do Corvo e Virgem, além de Saturno.

Relato sobre Padre Jorge Polman

Prezados amigos, vejam em nosso site um relato sobre o saudoso Padre Jorge Polman que tanto contribuiu para a Astronomia do Estado vizinho de Pernambuco e do Brasil. Vale ressaltar que, o também saudoso, Genival Leite e Lima, foi discípulo do Padre Jorge e implantou seu aprendizado aqui no nosso Estado de Alagoas, fundando o CEAAL. Confiram o relato feito por Nelson Travinik, importante astrônomo do Brasil: http://www.ceaal.org.br/noticias/25-anos-sem-jorge-polman

Padre Jorge Polman
Padre Jorge Polman

CEAAL-OAGLL observações 28/05/2011

Prezados amigos, o CEAAL realizou suas observações públicas neste sábado a noite. O Céu estava parcialmente nublado entretanto, fizemos boas observações e um bom público visitante se fez presente. Mostramos então Saturno, Caixinha de jóias e objetos das seguintes constelações: Escorpião, Cruzeiro do Sul, Leão, Carina e Ursa Maior. Compareceram os sócios: Romualdo Arthur, Adriano Aubert, Seu Fidélis, David Duarte, Aloísio Jr , além dos tradicionais visitantes, Roberta, Marcos, Marcelo, Caio César, Anna Clara, D.Daia, Rosângela, D.Lucinha, Rosy e irmã, Andreia Juelle, Patrícia, Esposo e Ingrid. Romualdo também tirou algumas fotos das regiões do Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina, Mosca, Vela, Popa, Escorpião, Lobo, Ursa Maior, Leão, Corvo, Virgem e Saturno. Vale frisar a falta de Kizzy Resende que está em Feira de Santana-BA participando do Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia, representando o CEAAL. O Observatório fechou suas cúpulas as 22h30. Uma boa semana a todos.

Observando Saturno

Andreia Juelle contemplando Saturno.

Marcos procurando objeto celeste e visitantes esperam a vez.

Fogos de artifício, raios e cometa

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Em janeiro de 2007 o povo de Perth, Austrália, aglomerou-se em uma praia local para olhar o céu. Viram, além dos fogos de artifício que explodiam em comemoração ao dia da Austrália, ao longe, raios de uma tempestade e foram contemplados também pela majestosa presença do Cometa McNaught. O cometa era tão brilhante que mesmo em presença da poluição luminosa, fogos de artifício e raios da tempestade, chamou a  atenção de todos.
Créditos:  Antti Kemppainen

sábado, 28 de maio de 2011

As milhas de luz

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Se você estiver dirigindo em uma estrada escura, numa noite sem nuvens e portanto estrelada, você pode querer checar o odometro do carro. No início deste mês, enquanto viajava, o Astronômo Dennis Mammana atingiu em seu carro a marca de 186,282 milhas. Este é o número de milhas que a luz viaja em um segundo. Se você preferir em quilômetros(que é a nossa medida)então este número é 299,792. Mammana disse que viaja muito para Observatórios, Stars Parties e encontros de astrofotografias. Tem este carro desde 1998 e levou 13 anos para cobrir esta distância. Se fizesse uma hipotética viagem para Lua há 13 anos nesta carro, só agora estaria bem pertinho de nosso satélite.
Créditos:Dennis L. Mammana (TWAN)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Osiris-REx

Maratona Messier

Nesta foto vemos luzes vermelhas para visao noturna, apontadores de laser verde, tripes e telescopios com debil silhueta, cercados por intrepidos Astronomos Amadores na Decima Maratona Messier do Iran. Os participantes tentam ver os 110 objetos catalogados por um astronomo Frances do seculo XVIII chamado Charles Messier. Eh claro que os participantes tem a seu favor este ceu belissimo do deserto Iraniano de Seh Qaleh.
Creditos - Babak Tafreshi (TWAN)


Spirit

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pouso perfeito da Soyuz

Endeavour.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
O que está surgindo das nuvens? O Ônibus Espacial! Se você estivesse na janela de um avião, no lugar e tempo propícios, veria surgir dentre as nuvens o ônibus Espacial Endeavour. Vejam a grande "nuvem" de fumaça deixada para trás pela espaçonave. A sombra desta fumaça é vista nas nuvens, indicando a posição do Sol. O Endeavour continua atracado na estação espacial e tem a vilta prevista para a próxima semana.
Créditos: NASA

terça-feira, 24 de maio de 2011

Tornados monstruosos vistos do espaço.

Haumea, planeta anão

Prezados amigos, o planeta anão Haumea(o quinto deste tipo no Sistema Solar) e pelo menos um de seus dois satélites, são cobertos por água de gelo cristalina devido às forças de maré entre eles(Haumea e seus satélites) e os elementos radiogênicos. Este é um achado de uma pesquisa internacional usando observações do Telescópio VLT do observatório Europeu Austral, no Chile.
O pequeno e estranho planeta Haumea move-se além da órbita de Netuno e tem a forma de uma bola de Rugbi achatada com cerca de 2000Km de comprimento. Ele dá um giro em torno de si mesmo em menos de  4 horas  e é uma das mais rápidas rotações do Sistema Solar. A água cristalizada que cobre este planeta e seus dois satélites(Hi'iaka e Namaka) faz com que estes corpos brilhem na escuridão do espaço.
Vejam mais aqui: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110512083014.htm

Haumea e suas duas luas.
Créditos: SINC/José Antonio Peñas


Exoplanetas

domingo, 22 de maio de 2011

Observações CEAAL-OAGLL 21/05/2011



Prezados amigos, mais um sábado de observações públicas se passou e o céu, desta feita, continuou muito nublado o que impediu observações ao telescópio(inclusive observar uma possível ocultação de uma estrela da constelação do Lobo por um asteroide). Mesmo assim tivemos um bom número de visitantes que receberam informações sobre os nossos telescópios e demais instrumentos. Ainda no sábado realizamos outras tarefas: A nossa segunda assembleia ordinária onde abordamos três tópicos importantes para este e o próximo ano. Depois conseguimos tirar fotos dos sócios do CEAAL que participaram de um importante trabalho na área de estrelas variáveis e em breve faleremos sobre este tema. Os seguintes sócios estiveram presentes: Adriano Aubert, Romualdo Arthur, Kizzy Resende, David Duarte, Edmílson, Aloísio Jr e Luís Antônio(Zan). Além de nossos visitantes habituais: Haldson, Roberta, Rosy, André, Marcos e Marcelo. A ausência da semana foi o Seu Fidélis que viajou para sua terra natal, mas em breve estará conosco. O observatório fechou suas portas as 21h50. Uma boa semana a todos.

Final da assembleia: Kizzy, Edmílson, Haldson e David

Aloísio Jr, Luís Antônio(Zan) e Maurício. Kizzy cabisbaixa concluindo a ata.

Foto dos partícipes de importante trabalho sobre estrelas variáveis.



Jatos de partículas saindo de buraco negro

Prezados amigos, Astrônomos detectam jatos de partículas saindo de buraco negro em uma galáxia chamada Centaurus A(Catálogo BCA 152-vide http://www.ceaal.org.br/pesquisa/catalogo-bca), ainda chamada NGC 5128. Distante 12 milhões de anos-luz da Terra, na direção da Constelação Austral do Centauro. Tal buraco negro tem 55 milhões de vezes a massa do nosso Sol. Como a Centaurus A emite muitas ondas de rádio, os Cientistas utilizaram 9 radiotelescópios para compor a imagem que você estão vendo abaixo. Os radiotelescópios ficaram destribuídos pelos seguintes Países e territórios: África do Sul, Chile e Antártida.
Vejam mais aqui: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/918651-astronomos-registram-jatos-de-particulas-saindo-de-buraco-negro.shtml

ESO/WFI
Centaurus A e jatos de partículas.
Créditos: X-ray: NASA/CXC/CfA/R.Kraft et al.; Submillimeter: MPIfR/ESO/APEX/A.Weiss et al.; Optical: ESO/WFI

Io: A pluma Prometheu...

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
O que está acontecendo na Lua Io de Júpiter? Duas erupções vulcânicas sulfurosas são vistas nesta composição colorida de imagens da espaçonave robótica Galileu que orbitou Júpiter entre 1995 a 2003. No alto da imagem vemos uma pluma azulada alcançar cerca de 140Km da superfície de Io, numa região vulcânica conhecida como Pillan Patera. No meio da imagem, próximo da sombra entre dia e noite, uma pluma em forma de anel, chamada Prometheu é vista alcançando cerca de 75Km acima da superfície.
Créditos:  Galileo Project, JPL, NASA

sábado, 21 de maio de 2011

Marte

Planetas e Endeavour

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Pouco antes do amanhecer, no Centro Espacial Kennedy, dia 16 de maio, o Ônibus Espacial Endeavour ainda estava na sua plataforma de lançamento. Vemos nesta foto os planetas Júpiter(o mais alto) Vênus, Mercúrio(abaixo de Vênus) e Marte quase invisivel pelas primeiras luzes do amanhecer.
Créditos:  Daniel Herron (Atlanta Astronomy Club)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Olhando para uma enorme tempestade em Saturno

Prezados amigos, a atmosfera do planeta Saturno normalmente aparece tranquila e calma. Entretanto, cerca de uma vez por ano saturniano(cerca de 30 anos dos nossos), no momento que a primavera inicia no hemisferio norte do planeta dos aneis, algo mexe profundamente abaixo das nuvens, levando a um dramatico disturbio atmosferico em todo o planeta.
Como explica Leigh Fletcher(Universidade de Oxford, Reino Unido) - Este disturbio no hemisferio norte de Saturno criou uma colossal, violenta e complexa erupcao de brilhantes nuvens de material que se propagam para rodear o planeta inteiro. A camera de infravermelho do Very Large Telescope da ESO e a nave Cassini, investigam este fenomeno. Vejam mais aqui - http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110519141617.htm

Imagens em infravemelho da camera do Very Large Telescope da ESO mostram Saturno(imagens do centro e da direita) e uma visao de Saturno por um telescopio amador(de Trevor Berry, Australia), obtida em 19 de Janeiro de 2011, durante a fase madura da tempestade no hemisferio norte.
Creditos - ESO/University of Oxford/L. N. Fletcher/T. Barry)


Jornada pelo ceu noturno

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
A majestosa Via-Lactea com suas estrelas eh vista em sua totalidade nesta fantastica foto panaramica. Vemos inumeraveis estrelas com vastas nuvens de gas e poeira e o bojo central muito tenue para ser vista a olho nu. Veem-se tambem as nuvens de Magalhaes e a Galaxia de Andromeda.
Creditos - Nick Risinger (Photopic Sky Survey)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Gliese 581d

Prezados amigos, o vídeo abaixo revela como seria o planeta Gliese 581d, o quarto planeta deste sistema estelar. É um planeta rochoso e os novos estudos sugerem que ele pode suportar vida. Através de novos modelos de estudo, este planeta está na chamada zona habitável da estrela(onde o planeta deve ter água líquida corrente), podendo ter oceanos, nuvens e chuvas. Embora os estudos sejam promissores,ainda não está certo que tal planeta tenha estas características.
O Planeta Gliese 581d orbita a estrela chamada por Gliese 581, uma anã vermelha, distante cerca de 20 anos-luz da Terra. O Gliese 581d recebe menos de um terço da energia que a Terra recebe do Sol e por estar mais próximo de sua estrela mãe, que a Terra do Sol, mostra apenas uma face para sua estrela e a outra face jamais se volta para a estrela. Com isto, do lado que aponta para a estrela teremos um dia perpétuo e o lado que não aponta para a estrela teremos uma noite eterna. Apesar desta diferenças, o planeta pode ter uma atmosfera e, no futuro, Cientistas esperam, com melhores instrumentos telescópicos, descobrir algo mais sobre este fascinante sistema estelar chamado Gliese 581. Vejam mais aqui:   http://www.space.com/11692-alien-planet-gliese-581d-habitable-life-debate.html

-IMAGEALT-
As órbitas dos planetas do Sistema Gliese 581 comparadas com o nosso Sistema Solar.
Créditos: Zina Deretsky, National Science Foundation


Gliese 581d

Céus da Islândia

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Belíssima foto do maior lago glacial da Islândia, o  Jökulsárlón, onde podemos ver no céu da região, dois anéis verdes da chamada aurora boreal que se refletem no sereno lago abaixo.Visíveis ainda no distante fundo do céu, há uma faixa da Via-Láctea, o aglomerado aberto das Plêiades e a Galáxia de Andrômeda.
Créditos: Stephane Vetter (Nuits sacrees)


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável

  • Simulação mostra o planeta 581d em órbita ao redor da estrela anã e um mapa de calor onde o vermelho seriam áreas quentes e o azul áreas mais frias
    Simulação mostra o planeta 581d em órbita ao redor da estrela anã e um mapa de calor onde o vermelho seriam áreas quentes e o azul áreas mais frias
Um dos planetas que gira ao redor da estrela-anã Gliese 581 poderia ser "habitável", com clima propício para a existência de água em estado líquido e vida, segundo um estudo que uma equipe de climatologistas acaba de publicar.
Os astrônomos querem determinar se alguns dos 500 exoplanetas descobertos são aptos para abrigar a vida.
Sete vezes mais maciço que a Terra e aparentemente rochoso, o Gliese 581d "poderia ser o primeiro planeta potencialmente habitável" descoberto até hoje, anunciou esta segunda-feira o francês Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) em um comunicado.
Detectado em 2007 a 20 anos-luz (1 ano-luz = 9,5 trilhões de quilômetros) do Sistema Solar, o Gliese 581d foi considerado na ocasião frio demais para ser "habitável", ou seja, não teria temperaturas compatíveis com a presença de água em estado líquido em sua superfície.
Este exoplaneta, que orbita ao redor de uma estrela pouco quente, uma anã-vermelha, recebe três vezes menos energia em comparação com a que a Terra recebe do Sol. Também é possível que tenha sempre a mesma face voltada para a sua estrela, enquanto a outra permanece em eterna escuridão.
Apesar das desvantagens, o Gliese 581d poderia se beneficiar de um efeito estufa, que lhe dá um clima "quente a ponto de permitir a formação de oceanos, nuvens e chuva", segundo uma modelização que ilustra "a grande variedade de climas possíveis para os planetas da galáxia", acrescentou o CNRS.
Nesta simulação, a equipe de Robin Wordworth e François Forget, do Laboratório de Meteorologia Dinâmica (LMD) do Instituto Pierre Simon Laplace de Paris, se inspirou nos modelos usados para o estudo do clima terrestre, ampliando a gama de condições possíveis.
Se tiver uma atmosfera densa em dióxido de carbono (CO2), o que é considerado muito provável pelos cientistas, o exoplaneta pode evitar a condensação de sua atmosfera na face noturna e inclusive ter um clima quente.
Após um fenômeno denominado "difusão Rayleigh", que dá a tonalidade azul ao nosso céu, a atmosfera terrestre reflete para o espaço uma fração importante do resplendor azul, limitando o aquecimento do nosso planeta. Um efeito que é pouco sensível com o vermelho, segundo os cientistas, cujos trabalhos foram publicados na revista científica "The Astrophysical Journal Letters".
O Gliese 581d, terceiro planeta que orbita ao redor da anã-vermelha, poderia estar em uma penumbra avermelhada, com uma atmosfera densa e uma espessa camada nebulosa.

Projeto SETI

Prezados amigos, o SETI (Search ExtraTerrestrial Inteligence - Busca por vida inteligente extraterrestre) está concentrando esforços nos planetas semelhantes a Terra descobertos pelo telescópio Kepler. Já foram identificados prováveis 1235 planetas tipo Terra ao redor de estrelas próximas e o projeto SETI espera "ouvir" esses mundos na tentativa de detectar civilizações avançadas tecnologicamente.
A busca oficialmente começou em 08 de Maio quando o mais potente radio telescópio do mundo ficou uma hora disponível para pesquisar oito estrelas com prováveis planetas. Quando os Astronômos adquirirem 24 horas de dados e um total de 86 planetas tipo Terra, eles começarão uma análise mais detalhada e em cerca de dois meses um milhão de usuários do programa SETI@home conduzirão análises mais precisas em seus computadores caseiros.
Vejam mais aqui: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110516102333.htm

Raios sobre o Brasil

Lightning as seen from space, somewhere over Brazil
O Astronauta da ISS, Paolo Nespoli fez esta imagens de raios sobre o Brasil em janeiro de 2011.
Crédito: ESA/NASA

domingo, 15 de maio de 2011

Astrofotos CEAAL

Prezados amigos, o sócio do CEAAL e atual presidente, Romualdo Arthur, tirou ontem, 14/05/2011 algumas fotografias das regiões do Cruzeiro do Sul, Carina, Vela e Popa, Boieiro, Escorpião e da Lua. Tais registros foram feitos por uma câmera Canon 450D Digital Single Lens Reflex montada em um tripé com tempo de exposição de 15", ISO 400 e F5/6. Vejam como ficaram e desculpem as falhas, afinal estamos engatinhando neste mister. uma boa semana a todos.

Cruzeiro do Sul e Centauro em meio a nuvens.
Créditos: Romualdo Arthur e CEAAL

Cruzeiro do Sul, Centauro, Vela e Carina.
Créditos: Romualdo Arthur e CEAAL

Lua(tempo de exposição 1").
Créditos: Romualdo e CEAAL

Arcturus, alfa do Boieiro.
Créditos: Romualdo Arthur e CEAAL

Escorpião entre nuvens.
Créditos: Romualdo Arthur e CEAAL.

Observações CEAAL-OAGLL 14/05/2011

Prezados amigos, O CEAAL realizou mais uma noite de observações no Observatório Genival Leite e Lima, no CEPA. Começamos as observações antes das 19h00 e o céu estava parcialmente nublado. Compareceram vários visitantes e puderam observar alguns objetos tais como: A Lua, Saturno, Caixinha de joias(BCA 170 e NGC 4755), Alfa Centauri, M7 e M6. Romualdo tirou mais algumas fotos das regiões do Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina, Boieiro e do Escorpião. Apesar das nuvens e da poluição luminosa as fotos ficaram nítidas. Além do Romualdo compareceram os seguintes sócios: Adriano Aubert, Kizzy Resende e Edmílson. Além é claro, de nossos visitantes assíduos: Marcos, Marcelo, Roberta, Andreia Juelle, Rosângela e Valéria. As faltas sentidas foram de Seu Fidélis, D.Daia e de David que estão se recuperando de um resfriado forte. Desejamos uma recuperação rápida a nossos amigos. O Observatório fechou suas cúpulas as 22h30. Uma boa semana a todos.

Máquina Canon 450d a tirar fotos do Cruzeiro do Sul

Pequena visitante contempla Saturno.

Jovem observa a Lua

Cometa e o Sol

BCA 175

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Esta Galáxia tem o nome de Sombrero em homenagem à sua semelhança com o chapéu Mexicano. Também chamada de M104, tem como característica proeminente uma linha de poeira escura e um brilhante halo de estrelas e aglomerados globulares.  No real centro da Galáxia do Sombrero, brilha através do espectro eletromagnético um grande buraco negro. No Catálogo Brasileiro do Céu Austral(BCA) tem o número 175 e o NGC 4594. É o objeto Messier 104 e o Ben 67. Esta Galáxia está na direção da constelação da Virgem.
Créditos: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI / AURA)


sábado, 14 de maio de 2011

Sic Itur Ad Astra

Prezados amigos, o CEAAL realizou nesta quinta-feira, dia 12 de Maio de 2011, das 19h00 até as 20h30, no Lar da Menina, entidade que dá abrigo a meninas carentes e/ou órfãs, mais um Sic Itur Ad Astra(Assim se vai aos astros). As crianças viram pela primeira vez imagens da Lua, de Saturno e de estrelas da Constelação da Ursa Maior através de telescópios. Participaram desta edição do Sic Itur Ad Astra os sócios do CEAAL: Romualdo Arthur(e sua filha Anna Clara) e Seu Fidélis.Vejam em nosso site http://www.ceaal.org.br/ o relato completo de nossa atividade. Um bom final de semana a todos.

Anna Clara Mostra a Lua para criança do Lar da Menina.

Fila para ver a Lua no telescópio. Orientação de Seu Fidélis.

Seu Fidélis fala sobre a Lua enquanto criança observa e se maravilha com o nosso satélite.

Fila para observar Saturno.

Vendo Saturno.