Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de março de 2017

Seminário de Estrelas Variáveis e observações públicas

Sábado dia 04/03/2017 lançamos nosso IV Seminário sobre Estrelas Variáveis, para os sócios do CEAAL e pessoas que já fizeram nosso Curso de Iniciação à Astronomia(Ciast) ou  curso de fundamentos de Astronomia por outra entidade. Sete sócios compareceram ao evento que começou ás 16:00 e foi até às 18:00. Foram abordados os temas sobre preparações das observações, cartas de estrelas variáveis e como fazer as observações. Adotamos o manual da American Association of Variable Stars Observers(AASVO): www.aavso.org
Seminário com os sócios

Discutindo tema de Estrelas Variáveis

Lembramos que existe um manual em Português (https://www.aavso.org/visual-observing-manual-portuguese) graças ao empenho de sócios do CEAAL em traduzir o manual inteiro. Após a parte teórica, fomos à prática de observação e escolhemos a estrela U Mon, uma RV Tau, para medir o brilho. Infelizmente, o céu estava com uma camada de nuvens finas que dificultaram a medição. Mesmo assim, um de nossos sócios, Nathã, conseguiu fazer uma medida antes que as nuvens impossibilitassem. Ele ainda criou sua conta no site da AAVSO e enviou sua observação. Lembramos que sábado que vem(11/03), teremos a segunda parte de nosso seminário sobre estrelas variáveis, das 16:00 às 18:00 no auditório da Usina Ciência.
Encerrado o primeiro sábado do seminário, esperamos os visitantes a partir das 19:30 que vieram em número razoável para observar a Lua e alguns aglomerados, mesmo com nuvens altas a atrapalhar. Saímos da Usina Ciência por volta das 22:30
Uma boa semana a todos.

2 comentários:

  1. Olá, olha onde fica localizado esse auditório da Usina Ciência?
    Conheci o site de vocês através do episódio de podcast Scicast #184 astronomia amadora, e gostaria de conhecer um pouco mais sobre o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Nossa sede, na Usina Ciência, fica na AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol, Maceió-Alagoas.É aquela rua do antigo colégio Batista e da TV Gazeta. Apareça lá aos sábados a partir das 19:30. Será uma satisfação.

      Excluir