Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de março de 2017

Palestra da Lua Cheia e Seminário Estrelas Variáveis



Prezados amigos, tivemos neste último sábado(11/03/2017)um dia movimentado, começando com nosso segundo e último sábado do Seminário de Estrelas Variáveis para os sócios, versão 2017. Falamos dos tipos de Estrelas Variáveis, como fazer as observações e para onde enviar as mesmas e construir sua curva de luz com suas próprias observações. O Seminário começou às 16:00 e terminou às 17:45. Infelizmente, após este horário, não foi possível estimar a magnitude de nenhuma estrela devido ao tempo nublado nas primeiras horas da noite.
Por falar em nosso Satélite, este sábado foi dia da Palestra da Lua Cheia(PLC). Tivemos um bom número de participantes entre sócios e visitantes. O Tema foi sobre as Mulheres na Astronomia proferido por Betânia Pereira, sócia do CEAAL.
Sócios e visitantes antes da PLC

Tema da PLC escolhido por Betânia Pereira
Começamos a PLC exatamente às 20:00 com Betânia discorrendo brilhantemente sobre o assunto. Destacamos, no auditório, a presença da Professora Lenilda Austrelino, que  atualmente trabalha na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas como diretora de politicas de desenvolvimento cientifico e tecnológico. Entre sua responsabilidade estão as ações de divulgação da ciência. Coordena: a  Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia e a Feira Estadual de Ciências da Educação Básica.
Betânia concluiu sua apresentação às 20:45 e iniciamos um agradável bate-papo sobre a vida de Hipácia de Alexandria, sua luta e martírio em prol do conhecimento. Após, David Duarte premiou com certificados do Clube Messier e do BCA, os jovens sócios do CEAAL, Flávio Roberto e Pedro Henrique. Aos dois nosso reconhecimento pelo trabalho e dedicação.
Betânia inicia a PLC
Sócios e visitantes prestigiam

Sócios e visitantes

Todos atentos à PLC
David e Flávio Roberto 

David e Pedro Henrique

Fomos ainda, ao pátio, desafiar as nuvens e mostrar a Lua para os nossos visitantes que ficaram maravilhados com as belezas do relevo lunar e conseguiram registrar imagens de nosso satélite através do celular.
Início das observações
Terminamos os serviços às 23:00. Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário