Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2016

XL Ciast

Prezados amigos, Começamos no sábado, dia 24/09/2016 nosso Curso de Iniciação à Astronomia(Ciast)edição comemorativa de nº 40. Chegamos à Usina Ciência às 14:00 e iniciamos os preparativos para o Ciast. Vários sócios compareceram para ajudar voluntariamente e agradecemos a todos eles por essa iniciativa. Os alunos começaram a chegar cedo e, cerca de 44 pessoas já se encontravam no auditório às 15:00 quando Romualdo Arthur deu as boas vindas, fez uma explicação sucinta sobre o CEAAL e suas origens e começou proferindo a aula de História da Astronomia abrangendo vários povos e suas relações com a Ciência dos céus, além das origens dos modelos Geocêntrico e Heliocêntrico. Esta aula foi até às 17:10.
Início do XL Ciast

Público do Ciast pouco antes do seu início

Auditório cheio
Após um breve intervalo de 30 minutos, David Duarte iniciou sua aula sobre Esfera Celeste, Magnitudes Aparentes e Absolutas. No final fez uma demonstração do software Stellarium e concluiu às 19:30.
David na aula de Esfera Celeste

Aula prática no pátio da Usina Ciência

Dois telescópios à disposição

Tivemos também uma aula prática no pátio da Usina Ciência de reconhecimento celeste, medindo ângulos e observação com telescópios, onde ficamos até às 22:40. Próxima semana teremos aula de Movimentos Celestes e Sistema Solar. Tenham todos uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário