Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2016

Ações do CEAAL início de Julho

Prezados amigos, tivemos um começo de mês movimentado no CEAAL. No dia 02 de Julho aconteceram atividades em dois Estados da Federação: Uma destas ações foi realizada no Município de Arapiraca-AL, no Planetário daquela Cidade que está oferecendo o seu I Curso de Iniciação à Astronomia. Conta com a parceria do CEAAL, que no mês passado teve a palestra inaugural do curso de iniciação do planetário proferida por Romualdo Arthur. Agora, dois outros sócios ministraram palestras. Edmílson Barreto e Luiz Lima discursaram sobre Estrelas e Astronáutica, respectivamente.

Edmílson iniciando palestra sobre Estrelas

Luiz Lima discorre sobre Astronáutica
Enquanto isso, no distante estado de Goiás,  três sócios representaram o CEAAL no 9º Encontro Brasileiro de Astrofotografia(EBA). David Duarte, Seu Fidélis e Romualdo Arthur levaram duas montagens Heq5, um refrator apocromático Esprit 80,  f/5, três câmeras Canon, sendo duas modificadas, várias objetivas(35mm, 50mm, 18-55mm, 135mm, 50-250mm).
No voo de ida à cidade de BSB

Nosso local para trabalho fotográfico do céu

David e Seu Fidélis terminam de montar os equipamentos. Romualdo também ajuda nesta tarefa e tira a foto.
Uma das montagens ficou com o refrator de onde tiramos várias fotos de foco primário com a canon modificada, fotos estas de nebulosas de reflexão ou escuras, alguns aglomerados e galáxias.
Montagem com refrator e canon em foco primário. Câmara expanse em guide scope

Seu Fidélis prepara sua montagem com duas máquinas Canon

Máquinas prontas


Fotografando do por do Sol...

Ao nascer do Sol...
Na outra montagem, Seu Fidélis fez uma armação para pegar duas máquinas canon, que utilizamos para foto de grande campo(Wide-field). Começamos os trabalhos fotográficos no noite do dia 02/07 e concluímos na madrugada do dia 06/07/2016.
Equipe do CEAAL agradece a hospitalidade oferecida por Gilberto, sócio do CAsB.
Foram cerca de 4000 fotos que serão, agora, neste mês de Julho e Agosto, tratadas para posterior publicação.
Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário