Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

CEAAL no Trânsito de Mercúrio

Prezados amigos, estivemos segunda-feira dia 09/05/2016 na Praça Multieventos, na Pajuçara, para observar e divulgar um evento astronômico pouco conhecido, chamado Trânsito. Desta feita o fenômeno aconteceu durante 7,5 horas das 08:12 ate às 15h42 (tempo local), período esse em que o Planeta Mercúrio passou na frente do disco solar. Chegamos no local combinado com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Alagoas, na pessoa da Professora Lenilda Austrilino. Às 7h30 montamos nossos telescópios próximos à tenda armada pela equipe da Professora Lenilda e aguardamos o início do fenômeno celeste.
Tenda armada para o evento

Equipe do CEAAL armando seus telescópios. Equipe da Professora Lenilda monta a tenda. 
Entretanto, as condições meteorológicas não colaboraram permanecendo cerca de 90% do tempo previsto para observação solar com muitas nuvens e chuvas intermitentes de intensidade variável. Contudo, quando a primeira escola chegou com os alunos, tivemos uma apresentação do fenômeno pela Professora Lenilda e pela sócia do CEAAL, Andreia Juelle, no telão montado no interior da tenda, além de explicações sobre o constellarium. Equipes de TV (Gazeta e Educativa) estiveram no local e realizaram entrevistas com a Professora Lenilda e com os sócios do CEAAL Romualdo Arthur e David Duarte, além dos alunos das escolas visitantes.
Alunos chegam em caravana para observar e compreender o fenômeno

Imprensa começa a entrevistar os alunos

Professora Lenilda explica sobre o Constellarium

Por volta das 9h45 até as 10h30, o céu deu uma brecha e pudemos visualizar o pequeno disco de Mercúrio, passando à frente do imenso disco solar em nossos telescópios. Os alunos da primeira escola puderam observar diretamente este acontecimento e se impressionaram bastante com o que viram.
Sol aparece brevemente, tempo de apontar os telescópios com filtros astronômicos seguros

Alunos formam fila. Sócios do CEAAL apontam os telescópios

Estudantes começam a observar o fenômeno

Sol se esconde novamente estre as nuvens e não aparece mais. Observação direta terminada às 10h50 

Infelizmente, após esta pequena pausa de nuvens, elas retornaram com força total e, durante o restante do fenômeno, não pudemos mais visualizar o trânsito, exceto pela internet que utilizamos para projetar em um telão, imagens fornecidas por sites em locais que tiveram melhores condições atmosféricas do que nós.
Outras 2 escolas apareceram e somente pelo telão com explicações da professora Lenilda, de Andreia Juelle e de David Duarte puderam compreender este espetáculo do trânsito. Houve também lançamento de foguetes de garrafa pet por Antônio Marcos.
Antônio Marcos prepara lançamento de foguete de garrafa pet

Andreia Juelle explica sobre o trânsito de Mercúrio e sobre o constellarium aos alunos de nova turma

David Duarte explana sobre nossos telescópios e filtros astronômicos solares

Encerramos nossas atividades as 16h30. Agradecemos a presença dos sócios do CEAAL: Romualdo Arthur, Andreia Juelle, Seu Fidélis, Eduardo, David Duarte, Pedro Barros (e seus pais, Maíra e Daniel), além de Pedro Valeriano. Gratos também pela participação de nossos alunos do último Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) e ao Antônio Marcos, nosso "foguetista".
Agradecemos imensamente à Professora Dra. Lenilda Austrilino em nos convidar para divulgar o Trânsito de Mercúrio, ao Marola, ao Alexandre Câmara, à Jane, às meninas do apoio, à Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Comunict, à Fapeal, à UFAL, ao CNPq e à Usina Ciência. Uma boa semana a todos.
Equipe do CEAAL presente no Trânsito de Mercúrio.
Da esquerda para direita: Eduardo, David, Romualdo, Andreia, Pedro e Seu Fidélis

Tempo nublado

Andreia mostra o trânsito pelo telão instalado

Professora Lenilda com alunos do município de Cajueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário