Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2015

Encerramento do XXXVII Ciast

Prezados amigos, encerramos nosso Curso de Iniciação à Astronomia(Ciast)na sua 37ª edição, neste sábado, dia 16/05/2015. Foram seis sábados de muito trabalho na divulgação da Astronomia em prol dos 45 alunos que se inscreveram em nosso curso. Começamos com as aulas de História da Astronomia e Esfera Celeste. Depois, no segundo dia, falamos sobre Movimentos Celestes e Sistema Solar. Seguindo, no terceiro dia, com Estrelas e Astronáutica. Posteriormente, no quarto sábado, houve as aulas sobre Cosmologia e Constelações. Sem nos esquecer de dicas sobre sites importantes de Astronomia, o evento de Tunguska, a Classificação de Messier, NGC e a aula de Instrumentos Astronômicos, no quinto sábado. No último dia, falamos um pouco sobre Astrofotografia, usando slides do nosso grande amigo e experiente Astrofotógrafo Nacional José Carlos Diniz. Slides estes que se encontram disponíveis no site da REANET. Usamos também imagens do nosso grande astrofotógrafo planetário Flávio Fortunato para ilustrar a palestra sobre astrofotografia e, mais ainda, astrofotos de ceú profundo e Solar do grande Fernando(nando)Pinheiro. Ainda neste dia foi apresentada a aula sobre Galáxias, Nebulosas, Aglomerados e Binóculos. No finalzinho foi desenvolvida uma atividade chamada quadro branco interativo, exercício este proposto há alguns anos por David Duarte, onde os alunos foram dispostos em grupos e respondiam as questões no quadro branco, tocando com a caneta na tela nas alternativas escolhidas. Lembrando que, após as aulas teóricas, fizemos, todos os sábados do curso, observações a olho nu com laser verde e com telescópios. Observamos planetas, nebulosas, aglomerados e, na última noite a observação, presenciamos a passagem de satélite Iridium que atingiu magnitude - 3.5 entre as constelações do Corvo e do Centauro.
Enfim, este Ciast foi um sucesso absoluto, onde uma boa parte dos inscritos ficou de retornar nos próximos sábados para, quem sabe, aumentar o quadro de sócios do CEAAL. Agradecemos a todos que ajudaram neste curso, seja ministrando aulas, seja no apoio: Romualdo Arthur, Luiz Lima, David Duarte, Edmílson Barreto, Jeová Ramos, Sérgio Caldas, Thiago Guilherme, Seu Fidélis, Aloísio Jr, Neftali Jr, Valéria Pereira, D.Daia, Andreia Juelle, José Cláudio , D.Lucinha, Anderson, Paulo Guilherme, aos alunos que participaram ativamente deste curso e à Usina Ciência pelo apoio dado.
Este Ciast foi dedicado a todos que estão no CEAAL e também aos que já labutaram conosco neste mister e não mais se encontram em nosso quadro.
Cientes do bom trabalho feito, desejamos uma boa semana. Vejam abaixo algumas fotos do curso:
Inicio do Ciast, antes da aula de História da Astronomia


David Duarte na Aula de Esfera Celeste

Observações no Pátio da Usina Ciência após as aulas

Romualdo na aula de Movimentos Celestes

Turma interessada

Inicio da aula sobre Sistema Solar

Observações após a aula, Seu Fidélis testa seu novo telescópio. Alunos aguardam


Edmílson Barreto na aula de Estrelas


Luiz Lima na aula de Astronáutica

Fazendo cálculos


Jeová Ramos ministrando Constelações


Jeová falando sobre Cosmologia


David Duarte na aula de instrumentos

Aula sobre Galáxias, nebulosas e aglomerados

Momento de descontração: Exercício no quadro branco interativo.

Alunos respondem as questões tocando com a caneta na tela.

Grupo ganhador do exercício quadro branco interativo.
Entre os amigos Seu Fidélis e José Cláudio


Observações finais




Nenhum comentário:

Postar um comentário