Pesquisar este blog

domingo, 3 de novembro de 2013

03/11/2013 - Eclipse Parcial do Sol em Maceió


Amigos, tivemos hoje de manhã, a satisfação de visualizar e compartilhar com cerca de 150 pessoas, um dos fenômenos mais espetaculares da Natureza: Um Eclipse Solar. Mesmo parcial, impressionou bastante às pessoas, que viram o telescópio projetar a imagem do Sol sendo ocultada pela Lua Nova, em um Cavalete construído por Seu Fidélis. Estivemos na Bela Orla entre os bairros de Pajuçara e Ponta Verde, defronte ao Alagoinhas. O Público participou ativamente, sendo informado sobre os perigos de observar diretamente o Sol e o que é o Eclipse Solar.  Muitas perguntas vieram e foram todas respondidas com satisfação pela equipe do CEAAL. Armamos nosso equipamento as 7h30min cobrindo todo o evento até as 10h00. Nosso muito obrigado aos Sócios que participaram difundindo o conhecimento de Astronomia à população: Seu Fidélis, D.Daia, Romualdo Arthur, David Duarte, Sérgio Caldas e Sérgio Borba. Agradecemos também ao companheiro do CEAAL, Pedro Barros Jr, Radialista, que divulgou bastante nossa atividade na Rádio Jornal, veículo de comunicação que nos apoiou, ao Jovem Wilker, antigo frequentador do CEAAL e ao Povo presente. Até a Próxima. Vejam algumas fotos do Evento:
Tempo parcialmente nublado. Preocupante, antes do Eclipse.

Seu Fidélis, Primeiro a chegar, monta Telescópio e projeta a imagem do Sol em um Cavalete. População começa a se aglutinar.

Imagem projetada do Sol: Começa o Eclipse.

Muitos começam a fotografar o evento. Seu Fidélis orienta.


David Duarte explica o fenômeno.

Chega mais gente para observação. Alguns observam através de filtro de Soldador 14 por poucos segundos.

Fenômeno próximo de seu auge.

Chegada de mais gente para presenciar o espetáculo.

Garotinha observar pela primeira vez um eclipse solar.

Parte final do Eclipse.

David Duarte ao lado do cavalete construído por Seu Fidélis e a projeção da imagem do Sol.

Garotas presenciam o eclipse.

Equipe do CEAAL presente ao evento(da esquerda para direita): Romualdo Arthur, Sérgio Caldas, David Duarte e Seu Fidélis.

2 comentários:

  1. Olá Romualdo, você foi muito modesto quanto ao nº de pessoas que se deleitaram com o eclipse, o montante foi muito maior, eu dia mais de quatrocentas pessoas, todos os transeuntes que passaram se não olharam para demorar viram e por certo se recordarão.

    ResponderExcluir