Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cometas em 2013

 Prezados amigos, o ano de 2013 promete em relação aos cometas. Embora estes astros sejam rebeldes e, vez por outra, desmentem as previsões, este ano teremos cometas visíveis a olho nu. Lógico que, se você puder se afastar dos centros de poluição luminosa, como nossas cidades, verá melhor estes astros. Podem inclusive, fotografá-los para a posteridade. Eis aqui uma lista dos cometas que podem ser visíveis a vista desarmada:
Cometa Lemmon (C/2012 F6) - Cometa descoberto em 23 de março de 2012, pode ser visto, atualmente com binóculos, até o dia 21 de janeiro, na constelação do Cruzeiro do Sul. Hoje de madrugada(18/01/2013), as 00h15min(Tempo local), 03h15(Tempo Universal), foi visualizado por Romualdo Arthur, em Japaratinga-AL, através de Binoculos(16x50mm), próximo à Estrela Gama Crucis, conhecido como Rubídea(Cerca de 2 graus ao sul). Neste momento, sua magnitude foi estimada em pouco mais de 7.0
Este cometa, entre 12 e 15 de fevereiro, passará perto do aglomerado globular 47 Tucanae,  ficando distantes apenas 5 graus um do outro. Então entrará na constelação do escultor e da Fenix, quando, entre os dias 10 e 23 de Março, deverá atingir seu máximo brilho-Magnitude 3- tão brilhante quanto as Plêiades, sendo visível ao anoitecer.


Cometa Pansstars (C/2011 L4): Estimativas dizem que este comete pode atingir, no seu auge, magnitude 1.0, tão brilhante quanto a Estrela Aldebarã. Já pode ser observado com telescópios, em Janeiro, ao amanhecer, na constelação do Escorpião. Estimativas dizem que, em fevereiro, tal astro seja visível a olho nu, atingindo magnitude 3.0, ao anoitecer, na constelação do Peixe Austral. No fim de fevereiro, atingirá magnitude 2.0, próximo à Estrela Fomalhaut, Alfa Peixe Austral. Seu auge será em Março, nos limites da constelação do Aquário e da Baleia.


Cometa Ison (C/2012 S1) Bom, este cometa, pode ter uma magnitude entre -13 e -19(mais brilhante que a Lua cheia!!!). Bom, no final de setembro de 2013, próximo ao amanhecer, o cometa  já estará com magnitude 8.0(Observado apenas por telescópios)na Constelação do Leão, cerca de 2 graus ao norte de Marte. Em 6 de novembro o cometa entrará na constelação da Virgem e sua magnitude será de 5.0. Entrará na constelação da Libra, já com magnitude 1.0 no final de Novembro. Em Dezembro, teremos magnitudes negativas deste cometa o que pode fazer este cometa ser visível até de dia. Aqui de Alagoas, presumo, que não haverá meio-termo: Ou será um espetáculo ao anoitecer ou amanhecer, ou só o veremos durante o dia, próximo ao Sol(Deveremos ter cuidado para, se for este caso, não olhar para o Sol, pois corremos o risco de dano permanente na visão - Cegueira).

Bom, então é aguardar e boa sorte. Lembrem-se de fotografar!
Fontes: http://rea-brasil.org/cometas/
           http://alfadocentauro.wordpress.com/2012/12/21/cometas-em-2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário