Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Retransmissão do trânsito de Vênus

Prezados amigos, o CEAAL realizou nesta terça-feria, dia 05 de junho a retransmissão do Trânsito do Planeta Vênus, no Shopping Pátio Maceió(http://www.patiomaceio.com.br/). Chegamos ao Shopping por volta das 17h30min e começamos a explicar ao povo o que é o trânsito de Vênus, sua importância e o período de tempo em que o mesmo acontece. Tivemos um pouco de dificuldade na transmissão do evento em seu início, mas o sócio iniciante do CEAAL, Thiago, resolveu o problema e, as 19h50min, começamos a retransmitir o trânsito através de sites dos EUA, Austrália e Noruega. Compareceram ao evento os seguintes sócios: Romualdo Arthur, Seu Fidélis, David Duarte, Neftali Jr, Thiago, Valéria, Rosê Meire, além da inestimável ajuda dos amigos: Débora, Bruno, D. Lucinha, D. Daia, Sérgio Borba, Elaine e Anna Clara. Terminamos o evento as 21h45min atendendo um bom número de pessoas que agradeceram a oportunidade e os esclarecimentos. Nosso muito obrigado às pessoas da adminstração do Shopping Pátio Maceió, pela oportunidade da divulgação e apoio, ao Thiago pela internet, ao Seu Fidélis pelo imenso apoio que dá ao CEAAL em todos os momentos, ao OAGLL, na pessoa de Adriano Aubert por ter cedido a tela branca e por tudo que já fez e fará pela Astronomia em Alagoas e pelo CEAAL, sem esquecer nosso amigo Saulo Filho do Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos (http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/) pelo dinamismo e entusiasmo contagiantes na divulgação em Astronomia no Brasil, a Kizzy e Jeová pela confecção do Banner, ao David Duarte pelas observações pertinentes e amizade, além de todos que participaram deste evento.
Equipe do CEAAL que participou do Trânsito de Vênus

Trânsito próximo do auge visto da Noruega

Banners do CEAAL e do Trânsito

Pessoas de todas as idades começam a se aglomerar para ver o fenômeno astronômico

Trânsito no início visto do Arizona(EUA)

Maior aumento da imagem acima. Além de Vênus, vemos manchas solares.


3 comentários:

  1. Olá, eu observei o trânsito de Vénus através do sol. data, 06 de junho de 2012, de manhã ao nascer do sol. 5:30 - 6:45. excelente clima, nuvens passageiras muito poucos. algumas fotos. e da "coluna" do sol. tarefas. Christina RR. sul do França.
    bonjour, j'ai observé le passage de vénus devant le soleil ce jour du 6 juin 2012, de 5h30 à 6h45. très beau temps, très peu de passage nuageux. quelques photos . ainsi que de la "colonne" du soleil. les tâches... Christina RR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. Nós desejamos, senhorita Christina, felicidades e boas observações astronômicas.
      Bonjour, merci. Nous souhaitons, Miss Christina, chance et bonnes observations astronomiques.

      Excluir
  2. Olà,
    Domingo, 15 de julho, 2012
    Lua oculta o planeta Júpiter, este fenômeno é visível na Europa, com exceção do noroeste do continente. Áreas que estão melhor situados para observar este fenómeno, são o norte da África do Norte, Arábia, Ásia e Japão. A partir do fenômeno para a Europa às 1:30, pela ocultação dos satélites de Júpiter. Para outros países, é difícil determinar o momento do fenômeno, é aconselhável monitorar o crescente da Lua para não perder essa ocultação. A Lua nasce no horizonte é o nordeste. Esta observação pode ser feita a olho nu, ainda é aconselhável utilizar um instrumento, um telescópio, onde um par de binóculos num tripé.
    o céu está claro, ventoso, 16 ° à noite.
    Christina RR de France. ( citate ROCBARON)

    bonjour,
    Dimanche 15 juillet 2012
    La lune occulte la planète Jupiter, ce phénomène est visible en Europe, sauf pour le nord-ouest du continent. Les zones les mieux situées pour observer ce phénomène, sont le nord ,de l'Afrique du Nord, de l'Arabie, de l'Asie, et le Japon. Début du phénomène pour l'Europe vers 1:30, par l'occultation des satellites de Jupiter. Pour les autres pays, il est difficile de déterminer l'heure du phénomène, il est conseillé de surveiller le lever de notre satellite pour ne pas manquer cette occultation. La Lune se lèvera à l'horizon est-nord-est. Cette observation peut s'effectuer à l'œil nu, il est malgré tout conseillé d'utiliser un instrument, une lunette astronomique, où une paire de jumelles fixé sur un trépied .
    le ciel est bien dégagé, il y a du vent, 16° nocturne.
    très belle observation.
    Christina RR da França

    ResponderExcluir