Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Olhando para uma enorme tempestade em Saturno

Prezados amigos, a atmosfera do planeta Saturno normalmente aparece tranquila e calma. Entretanto, cerca de uma vez por ano saturniano(cerca de 30 anos dos nossos), no momento que a primavera inicia no hemisferio norte do planeta dos aneis, algo mexe profundamente abaixo das nuvens, levando a um dramatico disturbio atmosferico em todo o planeta.
Como explica Leigh Fletcher(Universidade de Oxford, Reino Unido) - Este disturbio no hemisferio norte de Saturno criou uma colossal, violenta e complexa erupcao de brilhantes nuvens de material que se propagam para rodear o planeta inteiro. A camera de infravermelho do Very Large Telescope da ESO e a nave Cassini, investigam este fenomeno. Vejam mais aqui - http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110519141617.htm

Imagens em infravemelho da camera do Very Large Telescope da ESO mostram Saturno(imagens do centro e da direita) e uma visao de Saturno por um telescopio amador(de Trevor Berry, Australia), obtida em 19 de Janeiro de 2011, durante a fase madura da tempestade no hemisferio norte.
Creditos - ESO/University of Oxford/L. N. Fletcher/T. Barry)


Nenhum comentário:

Postar um comentário