Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Muito longe...

See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
Qual a espaçonave humana mais distante? Lançada em 1977, a Voyager 1 detém, agora, o recorde com 17,5 bilhões de quilômetros do Sol que corresponde a 16 horas-luz ou 117 Unidades Astronômicas.  A imagem acima mostra a posição da Voyager 1 e de outras espaçonaves também distantes da Terra. A outra mais distante, Pioneer 10, está a 15,4 bilhões de quilômetros do Sol, embora do lado oposto do Sitema Solar. Voyager 2 e Pioneer 2, ambas estão também além da órbita de Plutão com 14,2 bilhões e 12,4 bilhões de quilômetros do Sol, respectivamente. Na direção de Plutão, temos ainda a espaçonave New Horizons que atualmente está a 3 bilhões de quilômetros do Sol e chegará a Plutão e seu sistema em 2015.
Créditos:  NASA, JPL-Caltech

Um comentário:

  1. Isso mostra com a humanidade ainda é atrasada tecnologicamente.
    Ainda temos muito a aprender.
    Depois de 34 anos, a Voyager 1 ainda está a "apenas" 17,5 bilhões de quilômetros do Sol.
    A estrela mais próxima de nós, depois do Sol, está a pouco mais de 4 anos luz(4.2), quanto tempo ainda não demorará para uma sonda dessas ou outro veículo espacial qualquer, para chegar "tão" distante?
    Com a velocidade da sonda Voyager, um veiculo qualquer levaria mais de 73 mil anos para alcançar a estrela mais próxima depois do Sol, que está a apenas 4,2 anos luz, na constelação de Centauro.

    ResponderExcluir