Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2011

"Trombas de Elefante" e nebulosas

Prezados amigos, o Wide-field infrared Survey explorer(WISE) capturou esta imagem abaixo de  uma  nuvem de gas e poeira(nebulosa) chamada Sh2-284, localizada na constelação de Monoceros(Unicórnio). Ao longo das bordas deste objeto veem-se diversas "trombas de elefantes" ou pilares de denso gas e poeira.
O mais famoso exemplo das assim chamadas "trombas de elefantes" são os "pilares da criação" encontrados numa imagem do Telescópio Espacial Hubble na famosa nebulosa da Águia. Nesta imagem do WISE, as "trombas" são vistas como pequenas colunas de gas, alongando-se em direção ao centro do vácuo em Sh2-284. A mais notável pode ser vista do lado direito a cerca da posição de três horas. Ela aparece como uma mão fechada com um dedo apontando para o centro do vácuo. Esta "tromba de elefante" tem cerca de 7 anos-luz de extensão.
Nas profundezas da Sh2-284, há um aglomerado aberto de estrelas, chamado Dolidze 25, que está emitindo vastas quantidades de radiação em todas as direções, junto com os ventos estelares. Estes ventos estelares e a radiação estão limpando o interior do gás e poeira circunjacente, formado o vácuo visto no centro.
Sh2-284 está muito isolada nos confins de um braço da nossa Galáxia Via-Láctea, em direção oposta ao centro galático.
Vejam mais aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110304.html

Pointing a Finger at Star Formation
Imagem do WISE da nuvem de gás e poeira, formadora de estrelas, chamada Sh2-284, na Constelação do Monoceros. Créditos: NASA/JPL-Caltech/UCLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário