Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

Marte

Prezados amigos, uma parte do Dióxido de carbono desaparecido de Marte, pode estar enterrado! Rochas de Marte, que estão expostas graças a impactos rasantes estão fornecendo pistas de um possível modo de como a atmosfera antiga de Marte se tornou menos densa na atualidade.
Em vários lugares onde crateras tem exposto material de profundidades de cerca de 5 quilômetros ou mais na superfície, observações pela  Mars Reconnaissance Orbiter através do instrumento de mapeamento mineral, indicam a presença de Carbono mineral.
Estas não são as primeiras observações de carbonatos em Marte. Contudo, comparadas com os achados anteriores, as observações atuais tem um retrato mais próximo do que alguns cientistas teorizaram por décadas sobre o paradeiro do carbono desaparecido de Marte. Se camadas de carbono enterradas nas profundezas são encontradas generalizadamente, elas ajudariam a responder questões sobre o desaparecimento da maioria da atmosfera antiga de Marte. O carbono que compõe a formação dos carbonatos minerais pode ter vindo da atmosfera(Dióxido de carbono).
"Estamos à procura de uma localização atraente e propícia em termo de expor alguma coisa das profundezas na superfície" disse o Cientista Planetário James Wray da Cornell University, Ithaca, que reportou os últimos achados de carbonatos na conferência de ciência lunar e planetária em 08 de março. A Cratera Huygens, uma depressão de 467Km nos planaltos do hemisfério sul marciano pode ser um bom local para começar... Vejam mais aqui: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/03/110308144338.htm

Imagens de Marte feitas de sua órbita, mostram areas de cerca de 460 metros, onde carbonatos minerais podem ter sido detectados por espectrômetros.  Créditos: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário