Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mars Reconnaissance orbiter(MRO)

Prezados amigos, o MRO, a sonda versátil em órbita de Marte há 5 anos, tem ampliado radicalmente o nosso conhecimento do planeta vermelho e continua trabalhando todo o tempo.
A missão tem fornecido abundantes informações acerca de ambientes antigos, ciclos climáticos do gelo e mudanças atuais de Marte.
A sonda observa a superfície do planeta, seu subsolo e atmosfera em detalhes impressionantes. Os grandes painéis solares da nave e a antena parabólica têm permitido transmitir mais dados à Terra- 131 terabits e contando, incluindo mais de 70.000 imagens- do que todas as outras missões interplanetárias combinadas!
A missão tem decifrado três períodos muito diferentes da história marciana. Suas observações dos "terrenos" mais densamente craterizados de Marte, os mais velhos do planeta, mostram diferentes tipos antigos de ambientes aquáticos formados por minerais relacionados a água. Alguns destes poderiam ser mais favoráveis à vida que outros.
Vejam mais aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/MRO/news/mro20110309b.html
Portions of the Martian surface in unprecedented detail
Imagens da MRO mostram porções da superfície marciana com impressionantes detalhes. Créditos: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Nenhum comentário:

Postar um comentário