Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Maior Lua cheia em 19 anos

Prezados amigos, neste dia 19 de Março, a maior lua cheia em 19 anos, certamente não causará nenhum grande desastre. Apenas a lua estará mais próxima e um pouco maior do que em duas décadas(1992). Na noite de 19 de março a lua cheia aparecerá cerca de 14% maior e significativamente mais brilhante que o habitual mas, apesar do esplendor, a "super lua" tem um lado escuro: Ligações com desastres naturais maciços, no passado, como terremotos e inundações(apregoados principalmente por astrólogos e místicos). Entretanto, Astrônomos e Cientistas em geral, dizem que tais catásfrofes são improváveis.
19 de março, marca neste ano o perigeu lunar, o ponto da órbita da Lua que está mais próximo da Terra, isto acontece porque a órbita da Lua em torno da Terra é uma elipse e isto é responsável pelas diferenças entre as distâncias Terra-Lua. O ponto mais afastado da órbita lunar chama-se Apogeu.
Neste mês de perigeu, veremos a lua cerca de 8% maior que o habitual e 2% mais próximo da Terra que a média do perigeu lunar. De fato é o posicionamento mais próximo desde 1992.
No passado, a chamada superlua coincidiu com desastres naturais como: O terremoto Indonésio de 2005, as inundações Australianas de 1954, mas os Cientistas observam que não há relação destes desastres naturais com a Lua no perigeu. "Muitos estudos têm sido realizados e jamais foi encontrado algo de significante" disse o Geofísico Jonh Bellini da U.S. Geological Survey. As marés serão maiores, mas não implicará em terremotos nem em ativação de vulcões. "Falando claramente, você jamais verá quaisquer efeitos nocivos no perigeu lunar", disse Jonh Vidale, um Sismologista da Universidade de Washington, Seattle. Então, não se preocupem se vocês encontrarem misticos da internet apregoando bobagens sobre o fenômeno acima citado. Uma boa semana a todos.


Lua no Apogeu(esquerda) e Perigeu(direita).

2 comentários:

  1. Apesar de não ter-se encontrado relação causa-efeito entre o perigeu lunar e terremotos, é interessante notar que a data desse perigeu está próxima do recente desastre no Japão. Existem teorias sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Ola, Pedro. Os pesquisadores acham que eh apenas coincidencia. Ha desastres similares mesmo com a Lua no apogeu. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir