Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cientista Chefe e a Super lua!

Prezados amigos, o Cientista Chefe do  Goddard Space Flight Center da NASA responde questões sobre o fenômeno da Superlua:
Pergunta: Qual é a definição de uma Superlua e por que ela é chamada desta maneira?
'Superlua é uma situação quando a lua está ligeiramente mais próxima da Terra em sua órbita que a média. Este efeito é mais perceptível quando ocorre na mesma época da lua cheia. Assim, a lua pode parecer maior, embora a diferença de sua distância  para a Terra seja pouco alterada nestas épocas'.

Pergunta: Há algum efeito adverso na Terra por causa da maior proximidade da Lua?
' Os efeitos na Terra de uma Superlua são pequenos e de acordo com a maioria dos estudos detalhados de Sismologistas e Vulcanólogos Terrestres, a combinação da lua em sua maior aproximação da Terra em sua órbita e na configuração de lua cheia, não abalaria o equilíbrio da energia interna  da Terra desde que há marés todo dia. A Terra armazena uma tremenda quantidade de energia interna dentro de sua fina crosta externa e as pequenas diferenças das forças de maré exercidas pela lua(e pelo Sol) não são suficientes o bastante para superar as grandes quantidades de forças maiores no interior do Planeta devido a convecção( e outros aspectos do equilíbrio energético interno que direciona as placas tectônicas). Não obstante, nessas épocas de Superlua, lembra-nos os efeitos de nossa vizinha mais próxima em nossas vidas, afetando as marés oceânicas e contribuindo em muitos aspectos culturais de nossa civilização( como o aspecto perceptível de quanto o nosso planeta é parte do Sistema Solar e Espaço)'.
Veja a entrevista aqui:  http://www.nasa.gov/topics/moonmars/features/supermoon.html

Dr. Jim Garvin
Dr. Jim Garvin.
Créditos: NASA/GSFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário