Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lançamento de foguete no Brasil

Prezados amigos, o Brasil prepara o lançamento do primeiro foguete ao espaço em solo Nacional! O lançamento está previsto para 2012 e será realizado na base de Alcântara no Maranhão. Isto será um feito inédito para nosso País, resultado da parceria Brasil-Ucrânia de 2003. O foguete se chama Cyclone-4 de fabricação Ucraniana e levará um satélite que ficará em órbita geoestacionária. O local de lançamento fica próximo da linha do Equador, que facilita a colocação de artefatos em órbita(poupa 30% de combustível). Mesmo assim,  alguns acham que o projeto não é viável comercialmente, outros discordam. Vejam mais em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-prepara-lancamento-inedito-de-foguete-em-2012-mas-seu-uso-e-incerto,680829,0.htm?x

 Em aparente mostra da preocupação com a viabilidade comercial do projeto, telegramas diplomáticos divulgados pelo site WikiLeaks apontaram recentemente que a Ucrânia sugeriu aos Estados Unidos que lançassem seus satélites a partir de Alcântara.
Os documentos indicam que os americanos condicionaram seu interesse pela base à não transferência de tecnologia ucraniana de foguetes ao Brasil

2 comentários:

  1. Sei que, o que dizem sobre 2012 não será como dizem. Se esse lançamento não for bem sucedido, ele vai dar o que falar. Tudo isso que dizem sobre 2012, mexe com as pessoas. Esse evento do lançamento vai ser acompanhado com mais interesse do que o habitual.
    Essas parcerias comerciais são boas, principalmente, quando beneficiam a ciência e a humanidade.

    ResponderExcluir
  2. O inicio é sempre dificil ,ainda mais que nós Brasileiros vamos dar o primeiro passo a essa tecnologia que demanda um investimento pesado ,o Brasil merece também um programna espacial ,pode não dar certo dessa vez ,os americanos também fracassaram varias vezes ,mas não entendo porque os E.U.A é sempre contra o desenvolvimento de tecnologia como o nuclear do Irã ,China .

    ResponderExcluir