Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Observatório Europeu do Sul premia fotos de Astronômos Amadores

Prezados amigos:
As fotografias do Universo divulgadas ao público por observatórios exigem um trabalho minucioso para transformar dados brutos, captados pelos telescópios em escalas de cinza, em imagens coloridas e cheias de detalhes. O Observatório Europeu do Sul (ESO) tem sua própria equipe de profissionais para o trabalho, mas decidiu dar oportunidade a entusiastas da astronomia e da fotografia com a competição "Tesouros Escondidos do ESO 2010".




Os participantes do desafio submeteram um total de quase 100 trabalhos, todos baseados nos arquivos do ESO. "Ficamos completamente espantados com a quantidade de imagens que foram submetidas", afirma Lars Lindberg Christensen, diretor do departamento de educação e divulgação científica do observatório. Ele ressalta que o trabalho exigiu tanto conhecimento avançado de processamento de dados como noções artísticas.




O primeiro colocado ganhou uma viagem ao telescópio VLT (Very Large Telescope), no Chile, com visitas guiadas e a oportunidade de participar de uma noite de observações. Outros prêmios incluíram iPod, livros e DVDs.



O júri avaliou os trabalhos baseando-se na qualidade do processamento de imagem, na originalidade e no sentido estético geral. Uma vez que várias imagens bem classificadas foram submetidas pelas mesmas pessoas, o júri decidiu entregar prêmios aos dez participantes mais talentosos.



O primeiro prêmio foi para Igor Chekalian (Rússia) e o segundo, para Sergey Stepanenko (Ucrânia). Em seguida, vieram os seguintes colocados: Andy Strappazzon (Bélgica), Joseph DePasquale (USA), Manuel Mejias (Argentina), Alberto Milani (Itália), Joshua Barrington (USA), Oleg Maliy (Ucrânia), Adam Kiil (Reino Unido) e Javier Fuentes (Chile).



Vejam as fotos no link :  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/01/13/observatorio-europeu-do-sul-premia-imagens-de-astronomos-amadores.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário