Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

Noite de Primavera no OAGLL

Noite de 09 de outubro, sábado com céu ligeiramente encoberto, mas o planeta Júpiter estava à vista. No OAGLL quando cheguei com a professora Dáia minha esposa, às 19:45 horas, meus companheiros ainda não haviam chegado da Usina Ciência, lá estavam finalizando a última aula do Curso de Iniciação a Astronomia começado em 10 de setembro.

Fidelis montou um Telescópio de sua propriedade 225mm na frente do OAGLL e iniciou a observação do planeta acima mencionado. Já havia na espera, muito anciosos, uns 10 visitante com crianças em acompanhamento. Nosso amigo Haldson chegou em seguida e de pronto passou a responder as perguntas dos presente, que foram muitas. Saiu até questionamento a respeito da Expansão do Universo. Na seqüência tivemos uns 50 visitantes entre adultos e crianças que se deslumbraram com o céu mais de perto e também contaram com boas conversas

O Coordenador do OAGLL Adriano chegou pelas 20:10 horas, onde já havia crescido o número de visitantes, tanto os costumeiros quantos aqueles que vieram por informações diversas ou da imprensa televisiva e especialmente por causa da semana da criança. O fato é que levamos informações de Júpiter e outros fatos e fotos assentados nas dependências do Observatório como as Paisagens Cósmicas etc.

Contamos também com uma demonstração de qualificação física, do Princípio da Ação e Reação usada em foguetes e que Adriano apresentou em diversas escola, trouxe essa atividade também para o OAGLL e a criançada vibrou com a experiência.

Mas a vibração dos sócios, apesar das lembranças saudosas do nosso mentor das estrelas, foi mesmo a presença da Simone, uma prima do nosso amigo Genival. Veio fazer uma visita e deparou-se com o nome do seu primo referendado na fachada do Observatório onde leva seu nome. Assim podemos dizer que foi uma noitada memorável.

Deixo aqui alguns versos com relação ao criador do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, que faz referência a ele, e que seus familiares veja e voltem ao Clube para novas visitas.

Lembrando Genival

Trabalhando lá em Recife

Um jovem empedernido

Conheceu no grande centro

O padre Polman decidido

Lá nos domínios do CEA

Em ambiente descontraído


Trouxe para Alagoas

Essa fonte inesgotável

De conhecimento aplicado

E sem recurso palpável

Reuniu um grupo coeso

Para estudar o céu afável


Em um depósito de escola

Viu uma luneta sucateada

Com manutenção e verniz

Manteve-a bem prateada

Fez mesmo que Galileu

Deixou-a já patenteada


Isso foi em setenta e nove

Somente dez anos após

Foi registrado em Cartório

E o nome Ceaal tem voz

Hoje somos reconhecidos

E o céu, nosso Porta Voz


Reabrindo o horizonte

O nosso saudoso Genival

Com garra fé e coragem

Deu grande impulso ao Ceaal

Hoje até Observatório

Leva seu nome afinal


Acontece como as estrelas

Que deixa a sua mensagem

Com nosso amigo também

Para o além fez a viagem

Deixando muitas saudades

Brilhará noutras paragens


Nesse dia ficamos no OAGLL até as 23:00 horas, os sócios de sempre: Fidelis, Romualdo, Davis, Adriano, Kizzy, Edmilson e Simone Barros, essa integrante do Ceaal e também contemporânea de Genival. Nessa época ela era ainda uma menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário