Pesquisar este blog

domingo, 3 de outubro de 2010

Ceaal no OAGLL em 02 de outubro

Dia 02 de outubro, expectativa de eleições, mas os visitantes do Ceaal e do OAGLL não se esqueceram do seu cortejo habitual às estrelas.
Compareceram os sócios: Romualdo, David, Kizzy e Edmilson estes já com a missão cumprida na Usina Ciência pelo Curso de Iniciação à Astronomia. O âncora Adriano, do OAGLL e Fidelis acompanhados das patroas como acontece costumeiramente, fizeram algumas fotos e até aproveitaram uma oportunidade excelente para confirmar a presença de uma gatinha, a qual recebeu o nome de Cassiopéia e será mais uma integrante do grupo. Confirmou-se a chegada dos visitantes permanentes, Ana Clara, Rosãngela, Dáia e Lucinha mãe do nosso amigo David. Também marcaram presença a Yara que esporadicamente enamora o Clube e as estrelas. Foi uma noitada memorável com dois casais de visitantes um deles pela primeira vez no OAGLL.
Adriano se viu às voltas com um dos visitantes interessado em ver uma supernova, não foi difícil convencê-lo a esperar alguns anos e também explicar os motivos que podem levar uma estrela a entrar nessa fase. Sentimos falta de Marcos e do Raio de Silibrina, o pequeno Marcelo.
Fidelis por si apontou um dos telescópios para o Cisne e mostrou Albireo, a beta daquela constelação, uma estrela dupla fascinante a 410 anos luz de distãncia. Outro Telescópio, esse de 200mm apontado para Júpiter, a estrela da noite e que brindava os visitantes com os quatro satélites galelianos. Foram feitas algumas observações de aglomerados da região de Escorpião por nosso amigo Adriano, além da observação corriqueira de Júpiter.
Após uma paradinha para um café astronômico saimos do OAGLL mais ou menos às 22: 20 horas.

Um comentário: