Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

Observações públicas sábado(03/07/2010)

O CEAAL promoveu mais uma observação pública neste sábado. Compareceram os sócios: Romualdo, David, Kizzy, Pedro Mota, Adriano Aubert, Seu Fidélis, Simone, Aloísio Jr e Edmílson, além de cerca de 30 visitantes dos quais se destacam pela visitação mais frequente: Anna Clara, Rosângela, Professora Daia, Marcelo, Marcos, Andreia Juelle e Maurício.
O céu estava relativamente sem nuvens o que permitiu, finalmente, realizarmos observações com telescópios no observatório Genival Leite e Lima no CEPA. Usamos 04 telescópios (um celestron de 8", um telescópio construído por seu Fidélis chamado de Telescópio de Baixo Custo (TBC), um telescópio Newtoniano, um telescópio refrator AutoStar da MEADE (Pertecente ao Romualdo) e um binóculo da Simone de 20 x 80 mm com um tripé ajustado por Seu Fidélis. Observamos por cerca de 2h os seguintes objetos: Marte, Saturno, M7, M6, M4, M57, M27, M55, M22, M11 e M18, Rigel Kentaurus, Ômega Centauro, além da galáxia do Sombrero. Os visitantes ficaram maravilhados com estes objetos.
Além disso o Marcelo estava trabalhando no sentido de achar objetos Messier com o nosso telescópio Celestron de 8". Achou manualmente os aglomerados M18 e M7.
Seu Fidélis também levou ao Observatório adesivos do CEAAL para os sócios colocarem nos carros.
Ainda destacamos as fotos tiradas por Simone, Kizzy e Adriano durante nossas observações, que em breve estarao aqui em nosso blog.
Até a próxima reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário