Pesquisar este blog

sábado, 24 de julho de 2010

CEAAL-OAGLL sábado 24/07/2010

Este sábado foi muito movimentado. O Observatório Genival Leite e Lima foi aberto por volta das 19:00h, entretanto, Aloísio Jr esteve mais cedo (18:10h) e fotografou o Observatório, flagrando o planeta Vênus ao fundo (veremos em breve esta foto aqui no blog). Além de Aloíso Jr, os seguintes sócios estiveram presentes: Romualdo, David, Adriano, Edmílson, Kizzy, Simone e Seu Fidélis. Além, é lógico, de nossos visitantes mais assíduos: Marcelo, Marcos,Anna Clara, Andreia Juelle junto com esposo Evandro e filha (Sofia), Rosângela, D. Daia, Iara, Haldson com sua esposa e as irmãs Roberta e Rose. Tivemos observação da Lua cheia para cerca de 30 visitantes. A noite também foi movimentada devido a Palestra de Haldson intitulada "A influência do Sol e outras Estrelas sobre os seres animais". David, Kizzy e Seu Fidélis formaram a banca examinadora. Simone, Andreia e Adriano tiraram fotos e Simone ainda filmou esta palestra. Haldson foi apresentado ao público presente por Romualdo as 20:13h e começou sua palestra as 20:14h. Fez uma introdução sobre a origem do Universo e das Galáxias com suas estrelas e adentrou no Sol e seus efeitos sobre os seres humanos e animais (usou recursos de data show e projetor de slides). Encerrou seu assunto por volta de 21:20h e foi brevemente sabatinado por algumas pessoas presentes. Seu Fidélis e Romualdo ainda teceram comentários sobre a palestra recém proferida. Após isto, a banca se reuniu e aprovou o tema e Haldson deu mais um passo para se tornar membro do CEAAL.
Depois, o grupo surpreendeu nosso astrônomo mirim, Marcelo Anthony, com uma festa aniversário surpresa. Marcelo se emocionou e ganhou um parabéns de todos. Adriano, Romualdo e Anna Clara deram presentes ao aniversariante (livros de Astronomia, é claro). Marcelo ofereceu a primeira fatia do bolo a Adriano, que é um ícone para ele de retidão e gosto pela Ciência. Parabéns Astronômicos do CEAAL para você, Marcelo. Até nossa próxima reunião.

Um comentário:

  1. Parabéns CEAAl pela chegada do novo integrante! Ele chegou e conseguiu dar seu recado através de uma brilhante palestra! Iniciou falando timidamente que não teria muito a contribuir com o grupo porque estava diante de pessoas versadas em Astronomia, mas logo em seguida começou a falar no Big Bang, no Ovo Cósmico e em outros aspectos relevantes do Universo, causando tanta curiosidade nos expectadores que o silêncio prevaleceu naquele ambiente. Conseguiu até mexer com a sensibilidade mística de algumas pessoas quando insinuou perguntar: “Onde aparece Deus nessa imensidão?”
    O palestrante prosseguiu abordando a formação das galáxias, movimento atômico, surgimento galáctico, sistema solar, colisão ou canibalismo galáctico, efeito gravitacional e Via Láctea, dando uma passada pelas nuvens de Magalhães e outros temas. Fez uma breve análise do universo após seus 8 bilhões de anos e em seguida se deteve nas estrelas, falando das duplas, dos enxames abertos e globulares de estrelas, até chegar ao Sol que foi seu objeto de pesquisa, com a apresentação desta palestra intitulada “O Sol e outras Estrelas- Influência sobre os seres Animais”.
    Conseguiu presentear a todos com informações preciosíssimas a respeito dos efeitos benéficos e maléficos das radiações estelares (Sol) sobre os seres da terra e como bom profissional na sua área, falou desses efeitos nos animais que estão totalmente desprotegidos, apresentando fotos e slides com animais queimados pelo sol e com formações carcinomatosas.
    Em resumo, o Ceaal está completando seu quadro com pessoas de mentes superiores. Já faziam parte desse grupo, professores, médico, advogado, construtor de telescópio, estudantes e muitos outros dos quais fogem da nossa memória. E agora, para completar a equipe, chega o Professor Dr. José Haldson Coelho Tabosa, um cidadão que defendeu sua tese de Doutorado na Escola Superior de Medicina Veterinária em Hannover na Alemanha,no ano de 1980 e há muitos e muitos anos vem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos seres animais e conseqüentemente de toda sociedade brasileira.
    Haldson, obrigado por sua presença no Ceaal! Seja bem vindo!

    Professora Maria José Barros Fidelis de Moura-
    Dáia

    ResponderExcluir